Astrology

A lenda do signo Escorpião

O signo Escorpião é o oitavo do Zodíaco e é representado por um escorpião, a criatura mortífera que pode paralisar as suas vítimas com o veneno contido dentro da sua cauda. 

O mito clássico associado a este signo relaciona-o com a morte de Oríon, um gigante muito belo, filho de Poseídon, deus dos mares (equivalente a Neptuno). Existem várias versões para esta lenda, tendo em comum o facto de que Oríon morreu por ser mordido por um escorpião.

Uma das versões mais conhecidas conta que Oríon, que era caçador, se encantou pela deusa Artémis, deusa da caça, tentando violá-la. Esta, para se defender, enviou um escorpião gigantesco para matar Oríon. Encarnando a revolta da deusa, o Escorpião mordeu Oríon no calcanhar e passou a estar representado no céu na constelação com o seu nome, junto da constelação de Oríon, uma das mais brilhantes no céu.

Diz-se, contudo, que quando a constelação de Escorpião se mostra mais brilhante, durante o Inverno, ofusca o brilho de Oríon, que é mais visível no Verão.

Outra versão desta lenda relata que Diana (o nome romano para Artémis) amava Oríon, o que despertou o ciúme descontrolado do seu irmão Apolo. Enquanto Oríon se banhava num lago, Apolo desafiou a caçadora Diana a acertar na cabeça do seu amado. Diana desconhecia que Oríon estava a fugir de um escorpião enviado por Apolo para o matar, e como era uma exímia caçadora, acertou em cheio no alvo, matando o seu amado. Esta lenda está associada ao ciúme e aos sentimentos de posse e à coragem que caracterizam aqueles que nascem sob este signo. 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Back

You might also like to read

This site uses cookies to enhance your experience. By continuing to browse the site, you are agreeing to our use of cookies. You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.