Terapias

10 comportamentos que o impedem de ser feliz

O poder da mente influencia tudo e todos e, por vezes, não necessita de terceiros para se sentir depressiva ou em baixo. Existem alturas em que o nosso pior inimigo somos nós. Evite pensamentos derrotistas e rume até à felicidade.

Há quem defenda que o Universo nos devolve o que nós desejamos, seja para o bem, seja para o mal. Quando desejamos coisas boas, coisas boas vêm até nós; quando somos pessimistas e temos pensamentos derrotistas, é a derrota que surge na nossa vida. Tudo é energia, pelo que o ideal é rodearmos a nossa aura de comportamentos saudáveis. Ao manter uma mente positiva, a sua vida é grandemente favorecida e a felicidade estará a um passo de ser alcançada. Importa reconhecer que essa felicidade não depende dos outros, mas sim de nós mesmos e da nossa forma de saber contornar as dificuldades que aparecem no nosso caminho.

Sabemos que o otimismo não dura para sempre; sabemos que existem dias e pessoas que nos puxam para baixo; sabemos também que existem pedras que devem ser ultrapassadas por forma a funcionar como uma aprendizagem. Mas também sabemos que nada é eterno, pelo que depende de si reerguer-se e seguir em frente sempre de cabeça levantada.

Para tal, há que saber lidar com as dificuldades da melhor forma. Comece por livrar-se de todo o pensamento destrutivo que, frequentemente, lhe assola. Saiba que esse mesmo pensamento estagna a sua vida e impede-a de ser feliz. Conheça os principais comportamentos negativos que contribuem para essa tristeza eminente.

 

1 – Passar-se por vítima

“Corre-me sempre tudo mal…”; “não tenho sorte nenhuma na vida”; “devo ter feito mal a alguém”: estes pensamentos são alguns exemplos de como a mente pode ser prejudicial. A vida é feita de riscos e são as consequências dos mesmos que nos tornam fortes e únicos. Não se faça passar por vítima: caso a vida não lhe esteja a correr de feição, esforce-se por dar a volta. Evite cruzar os braços!

 

2 – Viva no presente

O passado já lá vai; o futuro ainda está para vir. Deve olhar para trás como uma experiência adquirida, evitando reviver dores e sofrimentos. Prepare o futuro, mas apenas como modo de precaução, não como uma meta a alcançar porque é no presente que deve estar concentrada. O futuro vai depender do presente e das escolhas que nele tiver e o ideal é viver um dia de cada vez.

 

3 -Aprenda a perdoar

Ao longo da nossa vida, vamos passando por várias pessoas. Umas delas ficam, outras seguem o seu caminho após terem-se cruzado connosco por algum motivo e outras insistimos para que fiquem, mesmo de uma forma inconsciente, pelo simples motivo de que nos fizeram sofrer e não somos capazes de esquecer. A esse ato, ao ato de não virar a página, chamamos de dor intencional. Reconhecer esta dor, oferecer a sua compreensão e perdão, pode ajudá-la a ver através de si mesma e a saber perdoar.

 

4 - Guardar rancor

Às vezes, somos apanhados em situações em que não é fácil esquecer certos e determinados pormenores. Algumas situações são traumáticas e exigem uma grande quantidade de aconselhamento, introspeção e cura. Deixar ir embora esse rancor contribui muito para a sua própria paz e clareza, bem mais do que perdoar a pessoa que nos magoou.

 

5 – Termos um caminho consciente

Sabermos o que queremos da vida, ter um projeto de vida e lutar pela concretização do mesmo é meio caminho andado para ter uma vida mais feliz. É preciso um esforço adicional para viver conscientemente. Quando vivemos conscientemente, reagimos a cada situação com inteligência, sabedoria, compaixão e com a intenção de criar o melhor resultado possível. Por isso, foque-se num objetivo concreto e realizável.

 

6 – Dê amor para receber amor

O amor pode ser usado como uma arma ainda mais poderosa do que ódio. Dar o seu amor livremente é um presente para si e para o mundo. Dê ao Universo o sentimento que quer manter no seu coração, visto que ele lhe devolve em dobro o que dá aos outros. A uma cara fechada, retribua um sorriso sincero e aberto.

 

7 – Saber ouvir o outro

Mesmo que tenha a certeza de que está certo, saiba ouvir o que a outra parte tem para lhe dizer. É sempre um modo inteligente de aprender alguma coisa. Evite pensar que é a dona da razão, visto que esta é uma reação baseada no ego. Pode habilmente debater a sua posição com base nas suas verdades e ainda ouvir respeitosamente as verdades da outra pessoa. Se o seu raciocínio for bom, talvez até plante uma semente na mente da outra pessoa. Em geral, trata-se de expandir a mente ao mesmo tempo que abandona o seu orgulho.

 

8 – Seja realista

Por mais que a verdade seja cruel, o ideal é encarar o problema de frente. É desnecessário criar desculpas ou fugir da realidade, até porque quanto mais rápido encarar o problema, mais rápido encontrará a solução para o mesmo. E não menos importante é ter a noção de que a vida é feita de altos e baixos, pelo que os ciclos servem para se aprender algo mais, contribuindo para um crescimento saudável e necessário. Não abordar as coisas da maneira certa pode vir a ser um problema para si.

 

9 – Abaixo o ego

O ego tem o seu lado positivo, mas a tendência é para que se revele de uma forma negativa. Tudo o que existe em excesso é dispensável, por isso, encontre o peso ideal para esse tipo de sentimentos. Quando a negatividade tiver sido totalmente removida, poderá começar a viver a sua vida guiada pela sua voz interior. O ego positivo torna-se um conselheiro de confiança e pode ajudá-la nos momentos mais depressivos.

 

10 – O céu é o limite

Por enquanto sonhar não acarreta custos, por isso não deixe de voar. Ao ter sonhos e ambições realistas para si e para os seus, consegue manter o foco em alerta e consegue lutar pelos seus objetivos. Encare cada passo com positividade e lembre-se que o seu melhor amigo é o seu EU interior.

Encontre este e outros artigos do seu interesse na revista Mulheres, já à venda e com um novo preço:

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.