Astrologia
![]() |
No dia 26 de Julho festeja-se o Dia dos Avós, mas os nossos antepassados devem sempre ser recordados em qualquer altura do ano. Estime-os em vida e recorde-os sempre com carinho e saudade.
Mesmo que já tenham partido, os avós são uma eterna referência. A experiência de vida, a ternura no olhar, a sabedoria nas palavras e o carinho nos gestos ficam para sempre na memória até dos mais desligados. Para os mais novos, funcionam como um escape às rotinas e regras diárias, um porto seguro e uma diversão; para os mais crescidos, são o apoio, um poço de sabedoria, aquela palavra e troca de experiência que, por vezes, marca a vida e o caminho a seguir. Dia 26 de julho é o Dia dos Avós e não há melhor forma de festejar-se a data mostrando todo o carinho e afeição que temos por eles. Se já não estão entre nós, faça-lhes uma homenagem sentida ou dedique parte do seu dia à sua memória; se ainda são vivos, demonstre-lhes todo o amor que nutre por eles e faça-os sentirem-se amados e importantes. Os gestos falam mais do que mil palavras, por isso não fale de sentimentos: demonstre sim que é portador deles. Vai ver que, no final do dia, sentir-se-á de tal forma bem que vai querer fazer tudo de novo, não apenas para o ano, mas todos os dias.
Uma ligação que deixa marcasDe acordo com estudos efetuados, o elo de ligação entre avós e netos é muito forte e deixa marcas na memória para todo o sempre. O papel dos avós é de grande importância na vida das crianças. Eles representam uma referência familiar, fonte de histórias, relatos e anedotas que incrementam o desenvolvimento social e intelectual das crianças. Além disso, os avós representam uma forma especial de amor, diferente da dos pais, onde as regras “podem” ser esquecidas e onde a flexibilidade é maior. É difícil para quem conviveu com os avós em criança não ficar com memórias saudosistas daquele tempo. Os melhores momentos da vida infantil, regra geral, são passados na companhia dos mais velhos, onde a tranquilidade e a calma é o melhor cartão de visita. Um quebrar de regras que fica atenuado pelo carinho mútuo; uma palavra de sabedoria que minimiza um receio; um olhar terno que acalma todo e qualquer situação. Tudo isto vindo de um coração que, de tanta experiência vivida, apenas dá valor ao que é verdadeiramente importante. Uma lição de vida de quem não carrega a função primordial de educar, mas acaba por incentivar os bons costumes através de exemplos que a maturidade lhes confere. Por isso, saiba aproveitar o que de melhor os avós têm para ensinar e recorde-os sempre por forma a manter as suas memórias bem presentes nas suas vidas e na vida dos seus!
Clique aqui para conhecer a oração aos AvósEncontre este e outros artigos do seu interesse na revista Estrela Guia, n.33, à venda nas bancas: |