Astrologia
O Dia Internacional do Sol é comemorado a 3 de maio. Esta data foi criada para homenagear a importância para a vida na Terra da estrela que dela se encontra mais próxima.
O Sol é a principal fonte de energia que há no mundo. Embora existam outras fontes de energia como gases naturais, petróleo e carvão, todos estes minerais existem graças à captação e armazenamento da energia solar pelas plantas, algas e alguns animais há centenas de milhares de anos. Sem o Sol não haveria vida na Terra. O Dia do Sol surgiu de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o "Astro-Rei" às pessoas. Uma das ferramentas criadas pela NASA foi o site Sun-Earth Days, que apresenta uma versão interativa sobre Sol, ajudando os visitantes a entender as relações entre o astro e o ambiente terrestre. Os povos que veneravam o SolComo outros fenómenos naturais, o Sol foi venerado em várias culturas ao longo da história da humanidade. A palavra Sun, que significa Sol, está na origem da palavra domingo em vários idiomas: Sunday (sun – sol, day – dia) significa domingo em inglês; Sonntag (sonne – sol, tag – dia) significa domingo em alemão.
Há muito tempo atrás, alguns povos começaram a perceber que o sol era muito importante para as suas vidas, animais, vegetações, e também para as plantações. Graças a essas observações, começaram a adorar o Sol e a encará-lo como divindade. Essa crença de que a estrela solar era um deus, deu origem a cultos em religiões e mitologias. O Sol era considerado uma poderosa divindade em determinadas culturas nas mais variadas partes do mundo. Entre os caldeus era chamado de Bel ou Bal; os sírios apelidavam-no de Elagabal; os persas davam-lhe o nome de Mitra; os egípcios de Osíris; os fenícios de Adónis; os gregos Hélios ou Febo; o romanos, por sua vez, veneravam-no como o Sol Invictus. Para os povos da América do Sul, como os incas e os astecas, o Sol era a divindade suprema. Na Bíblia encontram-se algumas citações relativas ao culto do Sol: “E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol e derrubarei os vossos mortos, diante dos vossos ídolos.” (Ezequiel - 6:4)
“E levou-me para o átrio interior da casa do Senhor, e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o oriente; e eles, virados para o oriente adoravam o sol” (Ezequiel - 8:16).
A Saudação do SolNa Índia ainda hoje se reverencia o Sol através de uma prática que dá pelo nome de Surya Namaskara que significa Saudação do Sol. Surya significa Sol em Sânscrito (língua falada na antiga Índia), Namaskara representa um gesto ou uma palavra de cumprimento ou de saudação. Há quem diga que esta é uma prática muito antiga que remonta aos tempos em que os povos veneravam o Sol e lhe prestavam culto através de rituais específicos. Na antiga índia o Sol era venerado diariamente por ser considerado um símbolo poderoso de consciência espiritual.
O astro-rei também é reverenciado em algumas orações:Oração da manhã, ao romper a luz do dia Bendita seja a luz do dia, Oração da Manhã para saudar o Sol Em nome do Pai, do Filho e do Espírito, A mão do Senhor traz o fogo do dia O homem vem do sonho e regressa ao presente Deus proclama nos homens o poder do Seu braço, Bendita esta manhã que nos traz a notícia
Saiba mais sobre este e outros temas na revista Pergunte, Deus responde: Veja também:
Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema |