Terapias

5 etapas (de Santo Inácio) para curar as feridas do passado

Santo Inácio de Loyola foi um padre do século XVI que fundou a Companhia de Jesus, fundamental na Reforma Católica e que, ainda em 2009, era a ordem religiosa masculina mais numerosa na Igreja Católica. Os seus membros são chamados jesuítas. Estas 5 etapas para curar as feridas do passado seguem 5 princípios apresentados por Santo Inácio de Loyola como sendo parte da sua meditação diária, que praticava para alcançar a liberdade espiritual, pois antes de seguir a via religiosa teve uma vida marcada por vários erros.

A vida de Santo Inácio de Loyola foi bastante atribulada e marcada por dores profundas. Perdeu a mãe quando era muito novo, tendo estado depois envolvido em várias rixas e contendas. Assassinou um homem num duelo e sofreu uma ferida grave na perna, por causa da qual foi submetido a várias cirurgias sem anestesia. Em virtude dos sofrimentos físicos pelos quais passou, começou a olhar para a sua vida de outra forma enquanto estava a recuperar. Escreveu, então, os seus Exercícios Espirituais, o seu processo pessoal de expiação dos seus pecados, com vista a alcançar a liberdade espiritual. 

Estas 5 etapas fazem parte da sua meditação diária - Santo Inácio usava-as para enfrentar a dor e, dessa forma, curá-la.

1ª Etapa - Alargar o nosso horizonte

Segundo Santo Inácio, estar centrado nas mágoas e dores do passado é o mais fácil, porque é um caminho que conhecemos bem. Para curá-las é preciso, primeiro, alargar a nossa perspetiva, começando a olhar para nós próprios com novos olhos. Santo Inácio aconselha-nos a procurar a perspetiva Divina, pedindo a Deus que nos ajude a vermo-nos de outra maneira, mas os amigos e a família que nos ama podem ajudar-nos também a desviarmos o nosso foco da mágoa, passando a ver-nos - e a ver a situação - de outra maneira.

2ª Etapa - Focar a mente nas experiências boas

Quando nos centramos no que nos angustia, é fácil deixarmo-nos vencer pela ansiedade e pela tristeza - e isso só faz com que doa ainda mais. Santo Inácio aconselha, pois, a quebrar esse ciclo destrutivo, obrigando a mente  a focar-se em experiências positivas. Mesmo que a dor não desapareça, essa energia cria na mente espaço para a cura.

3ª Etapa - (Re)conhecer as suas emoções

É importante aprender a analisar, no final de todos os dias, as emoções que dominaram ou estão a dominar o seu coração, sabendo reconhecer que mágoas do passado continuam a condicionar as suas ações e atitudes. Pergunte a si próprio que emoções está a sentir, e identifique de onde elas vêm. Quando uma emoção o domina ela aponta para uma ferida que precisa de ser curada.

4ª Etapa - Assumir a sua responsabilidade

É fundamental, para se curar, curar o ciclo. Por mais que o tenham magoado no passado, depende de si e só de si quebrar esse ciclo negativo e impedir que essa dor continue a controlar a sua vida. Ao assumir que tem a responsabilidade sobre as suas ações e sobre a sua vida fica livre para fazer escolhas mais felizes no futuro.

5ª Etapa - Receber de braços abertos o futuro

Qualquer que tenha sido o seu passado, o futuro ainda está para vir - e não tem de ser negativo. Procurar viver todos os dias de acordo com o melhor que podemos fazer ajuda-nos a deixar para trás aquilo que nos fez sofrer no passado e permite-nos abraçar um presente e um futuro mais risonhos.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.