Astrologia

A energia do mês de Dezembro

Eis-nos chegados ao último mês do ano, o período, por excelência, dos balanços do ano que passou e dos projetos para o ano que aí vem. Conheça os principais movimentos planetários para este mês e aproveite ao máximo a sua energia.

O mês de Novembro despediu-se com uma poderosa Lua Nova no dia 29, que despertou o lado mais aventureiro em cada um de nós. O efeito desta Lua ainda permanece durante o mês de Dezembro, dando-nos a oportunidade de nos focarmos nas nossas metas com uma visão mais abrangente sobre os assuntos e oferecendo-nos maior coragem para correr atrás dos nossos sonhos. Ao longo do mês, enquanto o Sol atravessa o signo de Sagitário, o otimismo e a confiança que são caraterísticas deste signo ajudam-nos a encarar a vida com maior leveza e entusiasmo.

Logo no dia 6, Marte em Aquário forma um sextil com Úrano, o qual propicia a ciração de algo novo, favorecendo os projetos inovadores, a criação, a originalidade. 

A 7 de Dezembro, Vénus entra em Aquário, trazendo-nos uma maior facilidade em compreender e aceitar os outros, mesmo que sejam muito diferentes de nós. Teremos também uma maior atração pelo desconhecido, por aquilo que é diferente ou menos comum. Nesse mesmo dia, o Sol forma um sextil com o otimista Júpiter, o qual irá prolongar-se até dia 12, dando-nos uma maior autoconfiança, esperança em nós e nos outros. Em simultâneo, o Sol entra em conjunção com Saturno a 8, dando-nos sentido de compromisso, estabilidade e segurança, e forma um trigono a Úrano a 10, ajudando-nos a romper barreiras e inovar, sem perdermos o foco e sem deixarmos de ser quem somos.

No dia 14 de Dezembro, teremos uma Lua Cheia em Gémeos, cheia de alegria e descontração, que pode trazer-nos um sentimento de urgência de conhecimento. Sentiremos que "precisamos" de esclarecer "aquele" assunto, de passar aquela mensagem, de compreender realmente o que aconteceu em relação a determinada situação, de entrar em contacto com dada pessoa. As viagens e a comunicação estarão em grande destaque durante este período.

No dia 19, Mercúrio entra em movimento retrógrado e assim continuará até ao dia 8 de Janeiro. Este movimento trará um abrandamento na comunicação, alguns atrasos e entraves, e obrigar-nos-á a estar mais atentos. Mercúrio entrou em Capricórnio a 2 de Dezembro, fazendo-nos exigir provas palpáveis e dados concretos. Não estaremos interessados em projetos vagos ou promessas sem argumentos válidos. Repensaremos, também, a nossa carreira, a nossa posição profissional, aquilo que alcançámos e o que pretendemos alcançar.

Também no dia 19, Marte entra em Peixes, o que faz com que possamos colocar as necessidades dos outros à frente das nossas próprias necessidades. Estaremos mais compreensivos, menos exigentes, mais idealistas e compassivos.

Na noite de Natal, a 24 de Dezembro, Saturno e Úrano formam um trigono, o que nos permite divertirmo-nos graças à influência de Úrano, mas sem perder o foco e o compromisso, com o auxílio de Saturno. Esta pode ser uma fase propícia a novos começos. Estaremos mais capazes de retirar prazer daquilo que fazemos, podemos desenvolver ideias originais, inovar sem perder a tradição. 

A 26, Júpiter forma uma oposição a Úrano, o que nos convida gentilmente a fazer agora as mudanças que temos mesmo de fazer - pois, se não o fizermos, seremos forçados a fazê-las mais à frente. Ainda assim, esta energia é bastante agitada, e devemos ter o cuidado de não querer mudar "só porque sim". A consciência daquilo que queremos e das razões que subjazem às nossas opções e escolhas são sempre essenciais para dar passos certos. Durante esta fase, estamos mais sujeitos a correr riscos desnecessários apenas como uma necessidade de afirmação, e nos relacionamentos podem surgir alguns atritos motivados por esta necessidade de independência.

A 28, Saturno forma uma quadratura com Quíron, o que nos deixa inseguros e com medo de não sermos suficientemente bons ou de não termos aquilo que faz falta para alcançarmos as metas a que nos propusemos. A vontade de nos desligarmos das obrigações e das expetativas que os outros depositam em nós é forte, mas podemos não ter a ousadia para fazer esse corte. Graças à influência do trigono de Saturno com Úrano será mais fácil compreendermos de que modos podemos inovar sem fazer cortes radicais.

A 29, o mês encerra com uma Lua Nova em Capricórnio, que desperta as nossas ambições e o nosso sentido de ordem e de compromisso. Esta influência ajuda-nos a definir metas realistas e a empenharmo-nos em desenvolver a maturidade, o senso comum, a auto-disciplina, assumindo as nossas responsabilidades e empenhando-nos nos compromissos que aceitamos. Este período é ideal para dar asas aos nossos sonhos, de uma forma concreta e pondo-os em prática de modo realista e palpável. 

Nesse mesmo dia, Úrano entra em movimento direto, o que traz alguma imprevisibilidade a esta Lua Nova. A entrada em 2017 será emotiva, caraterizada por uma maior confiança em nós mesmos, e pela segurança em relação àquilo que podemos realmente fazer nas nossas vidas. Compreendendo que não temos de ser vítimas face às circunstâncias, estaremos mais capazes de assumir um papel ativo nas nossas vidas, enfrentando com coragem e determinação aquilo que nos é apresentado no dia-a-dia.

Em resumo, em Dezembro os astros oferecem-nos uma oportunidade rara de harmonia e equilíbrio, que nos permite uma construção sólida daquilo que desejamos na nossa vida. O expansivo Júpiter encontra-se em Balança, o signo da harmonia e da ordem, formando um harmonioso sextil com Saturno em Sagitário, o que nos ajuda a movermo-nos com a maré, indo ao encontro daquilo que queremos, de uma forma mais harmoniosa e fluida. Ao mesmo tempo, Saturno também forma um trigono com Úrano, o impusionador planeta da mudança, no ousado Carneiro, o que enche os nossos corações de coragem e determinação.

Este mês, aproveite a boleia dos astros para deixar para trás o seu "eu" que já é passado. Aquilo que já não faz parte da sua vida, da pessoa que hoje é, deve ficar para trás, pois esboça-se um horizonte muito mais dourado à sua frente. Acredite nos seus sonhos. Este mês, os astros vão mostrar-lhe que eles podem mesmo tornar-se realidade, construídos passo a passo, com labor, determinação e confiança em si mesmo.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.