Santos e Orações

A poderosa oração da serenidade

A oração da serenidade é uma das mais conhecidas e poderosas, porque transmite a força que só é possível ter através da fé - a aceitação e a entrega a um poder Divino, confiando Nele para navegar através de períodos turbulentos e das dificuldades que a vida apresenta. É uma das orações mais fortes para rezar nos momentos em que sente incerteza em relação ao seu futuro e insegurança face à sua capacidade de enfrentar os desafios da vida.

 

Esta oração tornou-se especialmente conhecida porque é um dos textos fundamentais de apoio no programa dos Alcóolicos Anónimos - porque ela ajuda a ter força e determinação também para vencer o domínio de um vício.

Não se sabe ao certo quem foi o autor desta oração, acreditando-se que o texto original terá sido criado por um filósofo romano chamado Boecio, que viveu no século V. Muitos séculos depois, um teólogo protestante, de seu nome Reinhold Niebuhr, reclamou ser o autor da versão da oração conforme hoje a conhecemos. No século passado, depois da Segunda Guerra Mundial, um professor universitário alemão, chamado Theodor Wilhelm, incluiu-a num livro, sem referir quem era o seu autor. Foi em 1941 que esta oração integrou o programa usado pelos Alcóolicos Anónimos, sendo hoje em dia usada por outros grupos de ajuda a dependências e não só. Ela foi "descoberta", nesse ano, por uma secretária que, tendo visto um excerto da oração num obituário,a achou tão relevante para o trabalho que ali era feito que resolveu copiá-lo e passar a incluí-lo na correspondência enviada. 

Seja qual for a sua origem ou a situação em relação à qual é rezada, esta oração ajuda a ter força para vencer os momentos difíceis, confiando que Deus nos guia e conduz para lá do que agora nos atormenta.

 

Oração da serenidade

Concedei-me, Senhor,

a serenidade necessária

Para aceitar aquilo que eu não posso modificar,

A coragem para mudar o que eu posso,

E a sabedoria para distinguir entre umas e outras.

 

Vivendo um dia de cada vez,

Apreciando um momento de cada vez,

Recebendo as dificuldades como um caminho para a paz,

Aceitando este mundo cheio de pecados como ele é,

assim como fez Jesus,

e não como gostaria que ele fosse;

Confiando que Deus tudo endireitará 

Desde que eu me entregue à Sua vontade;

Pois, assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida

E supremamente feliz ao Seu lado na outra vida.

Ámen.

Reze também:

Oração a Nossa Senhora das Graças

Como rezar uma Dezena?

Oração de proteção contra todo o tipo de mal

Santa Rita de Cássia, a protetora das mulheres que sofrem com os maridos

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.