Santos e Orações

A poderosa trezena de Santo António

A poderosa trezena de Santo António é composta por 13 orações rezadas durante 13 dias (ou, de preferência, 13 terças-feiras) de seguida. Segundo a tradição, esta trezena deve ser rezada perto do dia 13 de junho, consagrado a Santo António.

Diz-se que esta tradição surgiu em Itália, corria o ano de 1617, quando uma devota, desesperada por uma graça particular, recorreu a Santo António, visitando durante 9 terças-feiras seguidas a sua imagem na igreja de São Francisco. Como a senhora alcançou o milagre que tanto ansiava, espalhou-se a força desta novena, que foi alargada para 13 dias porque é o dia 13 (de Junho) aquele que é consagrado a este santo.

Pode rezar esta trezena fora de Junho, bastando para tal que o faça por 13 terças-feiras ou 13 dias seguidos, imbuído de fé e devoção. Poderá, também, rezá-la numa Igreja, perante uma imagem de santo António.

Reze durante os 13 dias, a oração respetiva para cada dia:

1º Dia - Santo António, mestre do Evangelho

Fazer o sinal da Cruz.

Palavra de Deus: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4: 4)
Palavra do santo: “São os pobres, os simples, os humildes, que têm fome e sede da palavra da vida.”
Oração:Senhor, a vossa palavra é o alimento do nosso espírito e a luz no nosso caminho. Abri o nosso coração para a receber, a nossa mente para a entender, e motivai a nossa vontade para a pôr em prática.
Por intercessão de Santo António, mestre do Evangelho, fazei com que consigamos orientar a nossa vida pessoal, familiar e comunitária com a verdade libertadora da vossa palavra.
Ámen!”

Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

2º Dia - Santo António, mestre da oração

Fazer o sinal da Cruz.

Palavra de Deus: “Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós alcançareis.” (Mateus 21: 22)
Palavra do santo: “A pessoa reza quando adere a Deus no amor e, em certo sentido, fala com Deus de maneira familiar e devota.”

Oração: “Senhor, somos necessitados de vida e reconhecemos que vós sois a fonte de todos os bens. A vós recorremos na oração para nos mantermos em sintonia convosco. De coração arrependido pedimos perdão pelos nossos pecados. De coração agradecido vos louvamos pelas vossas maravilhas em favor da vida. Com Santo António, mestre da oração, estamos em vossa presença como filhos.

Ámen!”
Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

3º Dia - Santo António, mestre da verdade

Fazer o sinal da Cruz.

Palavra de Deus: “Aquele que pratica a verdade vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.” (João 3: 21)
Palavra do santo: “A verdade convence e nossa linguagem é penetrante quando é nosso agir que fala.”

Oração: “Ó Santo António, homem cheio de sabedoria, que através dos teus ensinamentos foste uma luz para a Igreja, ilumina o nosso caminho com a verdade do Evangelho e ensina-nos a distinguir o bem do mal, para que jamais nos deixemos envolver pelas trevas do erro e da mentira. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Ámen!”

Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

4º Dia - Santo António, modelo de fé

Fazer o sinal da Cruz.

Palavra de Deus: “Os apóstolos disseram ao Senhor: 'Aumenta-nos a fé!'. Disse o Senhor: 'Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá.” (Lucas 17: 5-6)
Palavra do santo: “Para o cristão, crer em Deus não significa tanto acreditar que Ele é verdadeiro e fiel; significa, sim, acreditar amando.”

Oração: “Senhor, nós vos agradecemos pelo dom da fé que nos faz ver, além das aparências, as pessoas e os fatos. Fazei com que nos dediquemos continuamente ao crescimento da fé, pelo conhecimento da vossa palavra, pela oração e pela busca sincera da verdade. Que o exemplo de Santo António nos ajude a viver uma fé sincera e corajosa, forte e segura. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.

Ámen!”
Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

5º Dia - Santo António, modelo de esperança

Fazer o sinal da Cruz.
Palavra de Deus: “A dificuldade produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não decepciona.” (Romanos 5: 3-5)
Palavra do santo: “A esperança é a expectativa dos bens futuros… Ao desesperado falta a coragem para progredir.”

Oração: “Senhor, como é bom ter esperança e cultivar a esperança. Em vós as nossas esperanças encontram sempre resposta. E a cada resposta que vem de vós nasce uma nova esperança. Nós vos pedimos, Senhor, que o  nosso coração seja fortalecido pela virtude da esperança e que o nosso olhar se fixe lá onde se encontram as verdadeiras e eternas alegrias. Com Santo António, renovai as nossas esperanças em Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.

Ámen!”
Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

6º Dia - Santo António, modelo de amor

Fazer o sinal da Cruz.
Palavra de Deus: “O meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Não existe maior amor do que dar a vida pelos amigos.” (João 15: 12-13)
Palavra do santo: “Existe um só amor para com Deus e para com o próximo. Este é o Espírito Santo, porque Deus é amor.”

Oração: “Senhor, vós sois amor revelado na Trindade. Por amor nos criastes e por amor nos sustentais. No amor nos salvastes e no amor nos destes o primeiro e o maior de todos os mandamentos. Com Santo António, modelo de amor, possamos dedicar-nos ao Vosso serviço, ao serviço dos irmãos. Senhor, que o Vosso amor se torne sempre a grande força transformadora do mundo. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo.

Ámen!”
Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

7º Dia - Santo António e Jesus Cristo

Fazer o sinal da Cruz.

Palavra de Deus: “Jesus Cristo é sempre e o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis desviar por doutrinas estranhas.” (Hebreus 13: 8-9)
Palavra do santo: “Ele veio para ti para poderes ir a Ele.”

Oração: “Senhor, vós revelastes o Vosso amor, a Vossa bondade, o Vosso perdão e a Vossa imagem em Cristo Jesus. Fazei com que possamos reconhecê-Lo e amá-Lo, segui-Lo e indicá-Lo sempre aos nossos irmãos, pelo exemplo de vida, pelas nossas boas obras e pela nossa palavra. Por intercessão de Santo António, fazei com que a nossa fé seja sempre mais viva e a nossa missão sempre mais corajosa e fiel.

Ámen!”
Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

8º Dia - Santo António e o Espírito Santo

Fazer o sinal da Cruz.
Palavra de Deus: “O Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos lembrar-vos-á de tudo o que eu vos disse.” (João 14: 26)
Palavra do santo: “Em contato com o Espírito Santo a alma vai, pouco a pouco, perdendo as suas manchas, a sua frieza, a sua dureza e transformando-se totalmente naquele fogo aceso nela.”

Oração: “Ó Deus, o vosso Espírito criou do nada todas as coisas; tornou-se a força dos profetas e a coragem dos mártires. Pelo Espírito Santo o Vosso Filho foi concebido no seio de Maria e por ele nasceu a Igreja no mundo. O Vosso Espírito fez de António o santo de todos os povos e o pregador da vossa palavra. Que a sua luz nos ilumine sempre e nos transforme, de pecadores que somos, em santos para vossa glória.

Ámen!”
Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

9º Dia - Santo António e Maria

Fazer o sinal da Cruz.
Palavra de Deus: “Maria, tu és feliz porque acreditastes, pois se hão-de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas.” (Lucas 1: 45)
Palavra do santo: “O Senhor criou o paraíso terrestre e colocou nele o homem para que o cultivasse e o guardasse. Infelizmente Adão cultivou-o mal. Foi então necessário que Deus plantasse outro paraíso, muitíssimo mais belo: Nossa Senhora.”

Oração: “Rainha nossa, insigne Mãe de Deus, nós Vos pedimos: fazei com que os nossos corações fiquem repletos da graça Divina e resplandeçam de alegria celeste. Fortalece-os com a tua fortaleza e enriquece-os de virtudes. Derrama sobre nós o dom da misericórdia para que obtenhamos o perdão dos nossos pecados. Ajuda-nos a viver de modo a merecer a glória e a felicidade do Céu.

Ámen!”
Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

10º Dia - Santo António e a Eucaristia

Fazer o sinal da Cruz.
Palavra de Deus: “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.” (João 6: 35)
Palavra do santo: “No altar, sob as aparências de pão e de vinho, está presente o próprio Jesus, vivo e glorioso, revestido daquela carne humana com que outrora ele se ofereceu e ainda hoje continua a oferecer-se todos os dias como vítima ao divino Pai.”

Oração: “Senhor Jesus Cristo, que na Eucaristia nos deixastes o memorial da vossa Páscoa, concedei-nos a graça de que este mistério do vosso corpo e do vosso sangue realize a redenção e transforme a nossa vida numa comunhão sempre mais plena convosco e com os irmãos. Vós que viveis e reinais na unidade do Espírito Santo. Ámen!”
Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

11º Dia - Santo António e a Cruz

Fazer o sinal da Cruz.
Palavra de Deus: “Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim.” (Mateus 10: 38)
Palavra do santo: “O cristão deve apoiar-se na Cruz de Cristo, como o peregrino se apoia no bastão quando empreende uma longa viagem… Dirijamos os nossos olhares a Jesus, nosso Senhor, pregado na Cruz da salvação.”

Oração: “Senhor, o Vosso amor manifesta-se de infinitos modos, mas o maior gesto de amor ficou selado na Cruz redentora do vosso Filho. 'Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus'. Senhor, a Cruz também foi assumida por Santo António e anunciada como o grande sinal da Ressurreição. Dai-nos fé e coragem para tomá-la a cada dia e seguir-vos na doação pelos irmãos.

Ámen!”
Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

12º Dia - Santo António e a missão

Fazer o sinal da Cruz.
Palavra de Deus: “Vos sois o sal da Terra (...) Vós sois a luz do mundo (...) Que a vossa luz brilhe diante dos homens para que eles vejam as boas obras e louvem o Pai que está no Céu.” (Mateus 5: 13-16)
Palavra do santo: “O fiel cristão, iluminado pelo esplendor de Cristo, deve emitir centelhas de palavras e exemplos para, com eles, inflamar o próximo.”

Oração: “Senhor, como aconteceu com Santo António, fazei-nos entender a nossa missão neste mundo, e fazei-nos ajudar a nossa família e a nossa comunidade. Que nenhum de nós passe pelo mundo na indiferença e na omissão. Que com a Vossa ajuda e a proteção de Santo António possamos produzir frutos de justiça e de paz, de fraternidade e amor em Cristo, na unidade do Espírito Santo.

Ámen!”
Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

13º Dia - Santo António e a eternidade

Fazer o sinal da Cruz.

Palavra de Deus: “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito; pois eu vou preparar-vos um lugar.” (João 14: 1-2)
Palavra do santo: “Então os teus olhos serão realmente saciados, porque verás aquele que tudo vê… Então a tua alma será realmente uma rainha, ela que agora é uma escrava aqui no exílio; o teu corpo ficará repleto de felicidade e a tua alma será glorificada. O teu coração dilatar-se-á numa alegria indescritível.”


Oração: “Senhor, Deus da vida, Vós nos criastes para vós, e o nosso coração estará inquieto até que em Vós não repouse. Concedei-nos a graça de caminhar decididos rumo à pátria celeste, para a qual nos dirigimos, sem esquecer o bem que nos compete fazer nesta vida para obtermos a vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ámen!”

Reze um Pai-Nosso, uma Avé-Maria e uma Glória ao Pai.

Reze também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.