Astrologia

A primeira Lua Nova do ano ocorre em Capricórnio

Na fria madrugada de 13 de Janeiro, às 05.00, a Lua inicia um novo ciclo com a entrada da Lua na fase de Lua Nova. É a primeira do ano e ocorre em Capricórnio, um signo que esteve em destaque ao longo de todo o ano de 2020. 2021 começou com a promessa de um futuro melhor mas, até à data, tem havido uma intensificação dos problemas com que já nos debatíamos. Esta Lua Nova não traz uma energia fácil, mas ajuda-nos a encontrar o nosso caminho.

Capricórnio é um dos signos mais obstinados e determinados do Zodíaco. Ele representa o trabalhador silencioso, que cuida de todos os pormenores porque odeia falhar. Discreto, reservado e prudente, esconde uma ambição inabalável e uma determinação que só se manifesta à medida que vai conquistando o seu sucesso, subindo, patamar a patamar, na escala que o leva ao seu objetivo. No Zodíaco, o signo Capricórnio é representado pela cabra montanhesa, aquela que, contra todas as expetativas, desafia a força da gravidade e escala montanhas íngremes e rochosas. Este é o signo que, embora não faça alarido das suas convicções, é profundamente consciente do seu valor, de tudo o que precisa de melhorar, de aperfeiçoar e de resolver para conseguir chegar à meta que definiu para si.

As caraterísticas deste signo estão enfatizadas no período que antecede e sucede a primeira Lua Nova do ano. Uma vez que Saturno, o planeta regente de Capricórnio, e Úrano, que ficará direto já no dia 14 (ou seja, deixa de estar retrógrado), percorreram o signo Capricórnio ao longo do ano, é provável que, antes de avançarmos para a renovação a que a Lua Nova nos convida, tenhamos ainda que enfrentar questões que o último ano nos apresentou.

Poderemos ser confrontados com a responsabilidade que temos agora de assumir, com assuntos que nos pesam sobre os ombros, mas dos quais não podemos descartar-nos, e também com as limitações que impomos a nós próprios através das nossas convicções e daquilo que nos convencemos ser a nossa realidade. Pode haver situações que nos obrigam a avançar para uma postura mais responsável, perante circunstâncias que temos mesmo de resolver, ou ver-nos a braços com padrões repetidos de comportamentos e de situações do passado - afinal de contas, Capricórnio é regido por Saturno, o planeta do Carma.

Esta não é uma energia leve, porque tudo o que diz respeito a Capricórnio tende a ser sério, denso e pesado. Mas é, no entanto, poderosamente substancial, ajudando-nos a dar firmeza aos nossos propósitos.

Quaisquer sementes plantadas sob a influência da Lua Nova em Capricórnio têm boas perspetivas de, de forma lenta, mas muito segura, virem a dar origem a árvores frondosas e extremamente sólidas, em sentido figurado, claro.

Este período é favorável para rever tudo aquilo que aprendeu com as lições, por vezes duras, que 2020 lhe trouxe, e para assumir a força que tem dentro de si e que desenvolveu a partir da maturidade que a experiência lhe trouxe.

No dia 14 de Janeiro Úrano deixará de estar retrógrado e, uma vez que este é o planeta das mudanças e das inovações, a energia passa a  ser muito mais favorável para avançar. Aproveite, pois, esta fase da Lua Nova em Capricórnio para orientar melhor a sua bússola. Certifique-se de que está a caminhar no sentido que quer, mesmo que possa levar muito tempo a chegar ao seu destino. Aquilo que começa sob esta energia é demorado, mas é seguro.

Assuntos relacionados com questões financeiras estão também em destaque neste período, assim como as questões que dizem respeito ao bem-estar material e às dinâmicas de poder na esfera profissional. Defina melhor as suas prioridades e procure organizar-se para poder tirar melhor partido da sua energia, sem dispersões.

Os signos que estão mais sensíveis a esta fase lunar são Capricórnio e Caranguejo, que pode enfrentar algumas mudanças e dificuldades num relacionamento amoroso, assim como Carneiro e Balança.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.