Astrologia

A semana das grandes mudanças - o início de uma nova era

Esta semana há grandes mudanças nos Céus: ao longo dos próximos dias teremos eventos planetários com um forte significado e impacto nas próximas décadas. Segundo algumas teorias, este será o momento do início da chamada Era de Aquário, que traz uma mudança na maneira de pensar e em todos os sistemas que regem a nossa vida. 

Há uma célebre frase que diz "assim em cima como em baixo": tudo o que acontece no Cosmos reflete-se cá em baixo, na Terra. A Astrologia estuda os movimentos planetários e o impacto que eles têm nas nossas vidas. E  esta semana tem alguns dos mais marcantes acontecimentos a nível planetário que, por conseguinte, dão continuidade a um caminho de profundas mudanças que 2020 já iniciou.

A semana começou com o eclipse total do Sol e a Lua Nova em Sagitário, que trouxe um novo fôlego e abriu caminho às mudanças que se seguem.

Logo no dia 17 de Dezembro Saturno deixa Capricórnio, o signo do qual é regente, onde esteve desde 2017. Saturno em Capricórnio mexeu profundamente com as questões ligadas à economia, ao poder. Houve sérias mudanças na forma como a sociedade é gerida e, a nível individual, foram apresentadas duras provas à estabilidade e à segurança, principalmente a nível material. Saturno é chamado o senhor do Carma e da responsabilidade, porque é o planeta que nos apresenta aquilo que temos de superar para que possamos aprender, crescer, evoluir. Em Capricórnio a energia de Saturno foi intensificada, porque é o planeta regente deste signo, tornando-se ainda mais pesada e austera. Assim, a entrada de Saturno em Aquário, no dia 17, marca o início de uma profunda viragem energética. Em 2020, Saturno já havia estado em Aquário entre Março e Julho mas, como voltou a estar retrógrado, retornou ainda a Capricórnio, de onde sai agora definitivamente. Os temas com que lidou nesse período podem agora voltar a ser postos em destaque - de facto, este período marcou o início do confinamento em muitos países que estão, agora, novamente a reforçá-lo.

Saturno em Aquário traz desenvolvimentos nas áreas que são mais caras a este signo: as novas tecnologias, o espírito de grupo, a força coletiva. As questões relacionadas com a liberdade individual estão também em destaque, assim como os movimentos de contestação, a luta pela defesa de direitos e maior voz a minorias, entre outros. Embora a energia de Aquário seja, à partida, bastante diferente da energia de Saturno, a verdade é que, depois de Úrano, Saturno é o segundo regente de Aquário e, como tal, quando se encontra neste signo, Saturno encontra terreno fértil para plantar e muito que pode desenvolver.

A um nível individual, Saturno em Aquário traz solidez e segurança em nós próprios e nas nossas convicções, ajudando-nos a definir melhor os nossos limites e a solidificar a nossa identidade.

Saturno em Aquário ensina-nos, também, a deixar para trás os padrões antigos que nos limitam. É tempo de experimentar fazer de outra maneira, de tentar novas abordagens. Até Março de 2023, quando Saturno deixa Aquário, temos muito para aprender.

 

Dois dias depois da entrada de Saturno em Aquário é Júpiter que lhe segue os passos, entrando também neste signo, no dia 19 de Dezembro.

Júpiter passa aproximadamente um ano em cada signo (pois tem um movimento mais rápido do que Saturno) e esteve em Capricórnio desde o final de 2019. Este é o planeta da expansão e, no signo da lentidão e das provas, a sua ação não foi fácil nem pacífica. Ao longo de 2021 Júpiter transitará entre Aquário e Peixes, regressando a Aquário quando ficar retrógrado. Os temas em destaque são, uma vez mais, a ajuda humanitária, o pensamento para além do material, o conhecimento intuitivo, a transcendência, a espiritualidade. Júpiter é considerado o planeta da sorte e das oportunidades. Ele ajudará, através da força da fé e da esperança, a encontrar novas soluções e respostas diferentes para resolver problemas antigos.

Assim, Júpiter em Aquário (e mesmo em Peixes) reforça a ideia de que é preciso fazer as coisas de maneira diferente, deixando para trás as perspetivas materialistas em que assentámos antes a nossa segurança. A ênfase é agora colocada no valor humano, nas pessoas, na capacidade de agir em união com outros e de, através da cooperação e da cedência mútua, chegar a bom porto.

No dia 21 teremos o Solstício de Inverno no Hemisfério Norte, a noite mais longa do ano, um dos quatro dias-chave em que há uma mudança de energia (os outros três eventos-chave são o Solstício de Verão e os Equinócios de Primavera e de Outono, que marcam o início das estações). A partir daqui os dias vão voltando a ser maiores, ganhando tempo à noite, o que representa o retorno da luz. Para os povos antigos, o Solstício de Inverno simbolizava o "regresso do deus sol invencível", a promessa de que voltava o fulgor solar mesmo depois das trevas e das sombras da noite. Este ano o Solstício de Inverno tem um impacto ainda maior, já que coincide com o encontro de Júpiter e Saturno, que estarão juntos no primeiro grau de Aquário, formando aquela que é chamada A Grande Conjunção.

Saiba mais sobre o significado da Grande Conjunção - clique aqui

Este é um acontecimento considerado muito importante e, segundo algumas teorias, ele marca o início da Era de Aquário.

Cada era astrológica tem uma duração de cerca de 2.149 anos e define o padrão de pensamento dominante nos Homens que vivem nessa era. Não há consenso em relação à data de início da era de Aquário, havendo quem defenda que ela já começou ou que só iniciará daqui a 150 anos, mas muitas teorias apontam para a entrada conjunta de Júpiter e Saturno em Aquário como uma importante data de mudança de paradigma mental - que é, na verdade, aquilo de que uma era astrológica trata.

Acredita-se que, sendo Aquário o signo ligado à mudança e à inovação, a era de Aquário trará grandes avanços e progresso a muitos níveis, desenvolvendo principalmente o espírito humanitário e de grupo (não deixa de ser interessante o facto de que só através da imunidade de grupo a Humanidade conseguirá vencer a pandemia com que agora se debate). 

As mudanças que são assinaladas pelos acontecimentos desta semana não se fazem sentir de um momento para o outro. As datas em que os eventos ocorrem expressam uma energia mais intensa e podem deixar mais inquietas as pessoas que são mais sensíveis às energias envolventes mas, no entanto, só ao longo do tempo iremos dando conta das mudanças e do impacto trazido por estes planetas. Quando, à beira de um lago de águas lisas, atira uma pedra, vão-se desenhando círculos à volta do sítio onde a pedra caiu. O mesmo acontece com os eventos astrológicos: a sua ação propaga-se, de forma lenta mas muito consistente, e vai-se manifestando ao longo do tempo, em acontecimentos que surgem encadeados noutros que lhes deram origem.

Abra, pois, o coração e os braços à mudança na sua vida, esteja atento aos sinais e aceite o que o Universo tem para lhe oferecer, mesmo que o leve por caminhos que jamais julgou vir a seguir.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.