Terapias
Saiba que alguns alimentos ajudam a preservar por mais tempo o tom brozeado. Tome sempre as devidas precauções, evitando a exposição solar prolongada, usando protetor solar e evitando as horas de maior calor.
As células da nossa derme demoram, cerca de 21 dias para sair da camada mais inferior e atingir a camada superior, descamando logo de seguida. Quer isto dizer, que qualquer bronzeado precisa de uma nova exposição solar antes de 21 dias com a finalidade de ser mantido. Paralelamente, a melanina demora entre 24 a 36 horas para ser totalmente reposta e poder intensificar o tom do bronzeado. È por esta razão que exagerar na exposição solar neste período pode provocar queimaduras de primeiro grau (pele avermelhada e ardor) e consequente descamação. Ter uma boa hidratação da pele: beber muita água e utilizar cremes bastante hidratantes, refrescar a pele com compressas frias de chá de maçã após o banho de sol , usar sabonetes neutros para remover os resíduos de filtro solar ou outros produtos utilizados sem agredir a derme. Comer frutas, legumes e verduras amarelos ou vermelhos são uma boa forma de estimular a melanina. Indispensável a utilização de um protetor solar adequado ao seu tipo de pele. Aplicar o protetor 30 minutos antes de expor-se ao sol, repetir a aplicação a cada 3 horas , FPS 15 ou mais, protege de cerca de 93% da radiação (efeito nocivo) Não queira ficar com um tom dourado de uma só vez. Tal não acontece e só causará danos à sua pele. Opte por uma exposição correta e progressiva ao sol. Comece por meia hora e vá aumentando o tempo de exposição dia após dia. Mantenha-se ao sol até às 10 horas ou após as 16 horas, quando predominam os raios UV-A, causadores de bronzeamento direto da pele com eritema fraco; aumentar 10 minutos no tempo de exposição a cada três dias, iniciando com 15 minutos no primeiro dia.
Saiba contudo que uma boa alimentação pode auxiliar na manutenção do bronzeado e na proteção da pele, deixando-a mais saudável e prevenindo o envelhecimento. Alimentos ricos em betacaroteno precursor da vitamina A, auxiliam na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele, sendo os mais cotados para uma manutenção do bronze perfeito. Além disso, são antioxidantes que fazem uma proteção aos danos celulares que a radiação solar provoca e assim previnem o envelhecimento da pele pela exposição ao sol. Estes nutrientes podem ser encontrados em vegetais verde escuros (espinafre, repolho, brócolos, agrião) e fruta alaranjadas como cenoura, abóbora, manga e mamão. Além destes, existem outros nutrientes que agem como antioxidantes também para complementar a ação da vitamina A nessa atividade. São eles, a Vitamina C encontrada na laranja, tangerina, abacaxi, acerola, goiaba e caju; a vitamina E, encontrada na gema de ovo, sementes de gergelim, girassol, castanha, amêndoas e azeite; e os flavonoides, encontrados no chá verde, tomate, cenoura, soja, morango, uva, cereja.
Sumo BronzeadorIngredientes 1 copo pequeno de sumo de laranja 1/2 beterraba crua 1 cenoura média 1 c. (sopa) de óleo de semente de uva
Centrifugue a cenoura e a beterraba, misture ao sumo de laranja e o óleo de semente de uva.
Sumo antioxidanteIngredientes
1 copo pequeno de sumo de laranja 1 folha de couve crua 1 c. (sopa) de hortelã 1 c. (sopa) de farinha de beringela 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
Pele bonita e bronzeadaA hidratação deve ser realizada através do uso de cremes e hidratantes corporais adequados para cada tipo de pele e local do corpo. Mas além dos cosméticos a hidratação deve ocorrer de dentro para fora, para isso é preciso beber muita água e sucos naturais. É bom tomar 2 litros de água ou mais todos os dias, água nunca é demais para seu organismo.
Bebida VitaminadaIngredientes 1/2 beterraba 1/2 cenoura 1/2 maçã 50 ml de sumo de uva 100 % integral 1 c. (sopa) de salsa 3 amêndoas 100 ml de água de coco
Bebida de PepinoIngredientes 500 ml de água 1 pepino 1 maçã 2 talos de aipo 1 gomo de limão (opcional)
Adicione todos os ingredientes, bata com 500 ml de água e sirva. Para ter resultados positivos e um bronzeamento natural, comece a consumir estes e outros alimentos ricos em betacaroteno uma semana antes da exposição ao sol.
CenouraÉ muito nutritiva e rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais, excelente para a pele e visão e no trato do sistema nervoso e digestivo.
AbóboraUm alimento saboroso onde se encontra as vitaminas A, C e E combate os radicais livres devido à sua ação antioxidante, reduz o risco de cancro, problemas cardíacos e derrames.
LaranjaFruta cítrica rica em vitamina C é pouco calórica e pode ser consumida pura ou como sumo natural.
MamãoÉ digestivo, de sabor doce e agradável e a papaína presente no mamão ajuda na absorção dos nutrientes pelo organismo.
BeterrabaOferece muitas opções de consumo em sumos, saladas, sopas. Esta raiz é associada à redução da pressão arterial.
DamascoLaxante e diurético esse fruto de sabor adocicado é rico em fibras solúveis que ajudam no bom funcionamento do intestino, rico em ferro e praticamente zero de gorduras.
CouveFonte de fibras, ferro, cálcio e antioxidantes é uma verdura saborosa que combate diversas doenças e fortalece o sistema imunológico.
EspinafreRico betacaroteno e fibras. Além de conter boas quantidades de clorofila, substância essencial para o processo de desintoxicação e limpeza do corpo.
TomateRico em licopeno. O ideal é consumi-lo levemente cozido, para potencializar sua ação antioxidante.
Batata DoceMesmo não possuindo uma cor tão característica, apresenta quantidades significativas de betacaroteno
AgriãoPossui um sabor picante é um ótimo ingrediente para saladas e molhos adstringente, expectorante, estimulante e muitas outras propriedades ele é usado também pela medicina alternativa como remédio para os pulmões e outros.
Gérmen de trigoRico em vitamina E e fibras. Auxilia na hidratação da pele e bom funcionamento intestinal.
BrócolosÉ um super alimento com baixas calorias e alto valor nutricional. Podemos encontrar nele as vitaminas K, A, C, B1, B2, B6 diversos minerais e fibras.
BetacarotenoO betacaroteno é o precursor mais ativo e biodisponível da vitamina A no nosso corpo. Ou seja, quando consumimos betacaroteno dos alimentos, ele transforma-se em vitamina A no nosso corpo. A vitamina A age ativamente na recuperação da pele e ainda auxilia na produção de melanina. Além disso, alimentos ricos em antioxidantes, como vitaminas C e E e o selénio também são importantes, pois são eles que irão combater as manchas causadas pelo sol e prevenir o envelhecimento precoce da pele.
LicopenoOutro componente importante é o licopeno, que também é um pigmento encontrado em alimentos de cor vermelha, como tomate e a melancia. Muito famoso por ser um ótimo alimento na prevenção do cancro da próstata é também é um ótimo aliado na busca de um bronzeado perfeito. Veja também: Mezinha caseira para o tratamento da diabetes Mezinha caseira para ter alegria e motivação
Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema
|