Astrologia

Alta tensão: Marte em quadratura a Saturno

No dia 24 de Agosto ocorre um dos aspetos planetários mais marcantes de 2020: Marte forma uma quadratura com Saturno, o que, para além de trazer uma energia de tensão e frustração, terá impacto nos próximos meses.

Os aspetos planetários que afetam os planetas de trânsito lento, como é o caso de Saturno, têm geralmente uma influência que se prolonga para além da data em que acontecem. No dia 24 de Agosto Marte forma uma quadratura (um dos aspetos mais tensos) com Saturno, a qual irá ter repercussões nos próximos meses. Mais tarde, a 29 de Setembro, esta quadratura repete-se, e o mesmo acontece a 12 de Janeiro de 2021. Sendo este um dos aspetos astrológicos considerados mais tensos, é de considerar que é aqui iniciada uma fase de maiores desafios na nossa vida, quer a nível pessoal, quer à escala global.

Os trânsitos de Marte trazem sempre ação, raramente pacífica. Este é o planeta que nos impele a agir, a transpôr os nossos limites, a desafiar as nossas capacidades e as regras que os outros nos impõem. Este é, também, o planeta que acentua as paixões e os desejos, que nos deixa mais impacientes e irascíveis. Por isso, sempre que Marte está em aspeto com outro planeta, as energias desse planeta são, de algum modo, desafiadas.

Por outro lado, Saturno é o planeta do amadurecimento, da maturidade, do tempo que todos os processos levam para que possam desenvolver-se, das restrições, dos limites que nos são impostos, das dificuldades que surgem como parte natural de um processo de aprendizagem e de crescimento.

Daqui se compreende facilmente que, estando Marte em quadratura a Saturno, a tendência geral será para nos sentirmos mais tensos e até impacientes. As nossas paixões, desejos e ambições são exacerbados, por um lado, fazendo com que não estejamos dispostos a esperar, mas por outro lado Saturno impede-nos de alcançar o que ambicionamos, deixando-nos frustrados.

Se por um lado nos sentimos mais intensos e apaixonados (por um pessoa, por um projeto, por uma situação, sonho ou ambição), por outro lado parece que estamos imobilizados, incapazes de agir e de fazer com que aquilo que sentimos possa ser concretizado no plano físico. Podemos sentir que, quanto mais perseguimos as nossas metas, mais elas nos escapam. Quanto mais investimos na conquista de algo, maiores dificuldades se apresentam à nossa frente.

Compreender que esta energia é agora uma tendência dominante pode ajudar-nos a ser mais pacientes, fazendo-nos entender que esta não é a melhor altura para agir nem para investir.

É tempo de "incubar", de usar a nossa vontade de vencer como força motriz para desenvolver o que ambicionamos, mas fazendo-o de forma serena, pacientemente esperando pela altura de agir. Paciência é, de resto, a palavra de ordem.

As questões de poder são também postas em destaque durante este trânsito. Tanto aquelas que dizem respeito às autoridades no domínio social, como as dinâmicas de poder que ocorrem no seio familiar ou na vida afetiva, serão agora evidenciadas e há uma tendência latente para desafiar, para questionar, para ir contra o que nos foi imposto por questões de tradição, de conservadorismo, de aceitação de normas que perduram há muito tempo. Num relacionamento amoroso ou no domínio profissional, por exemplo, alguém que sempre aceitou o que outros lhe impuseram pode agora revoltar-se e desafiar essas imposições. Se na sua vida geralmente calou o que sentia e o que achava, pode agora ter atingido um ponto de limite em que já não está disposto a calar mais. Marte em quadratura a Saturno é a gota de água que faz transbordar o copo cheio.

Tudo aquilo que acontece cumpre sempre um propósito, e os trânsitos planetários coordenam a energia dominante no Universo no sentido de nos ajudarem a direccionar melhor as nossas ações. Neste caso, o que a quadratura de Marte a Saturno nos traz é a força das circunstâncias que nos obriga a definir se aquilo que desejamos é realmente importante para nós e, caso assim seja, de que maneira podemos contornar quaisquer obstáculos e ganhar resistência para não desistir, por mais provas que tenhamos de enfrentar. 

 

Como lidar com esta energia:

Concentre-se no que quer.

Concentre-se no que já tem.

Saiba aguardar, confiante em si e nas suas capacidades, assim como no ritmo próprio da vida. Tudo chega no tempo certo.

Liberte-se da tensão, não a acumule dentro de si. Faça desporto, ande a pé, dê passeios sozinho.

Evite entrar em atritos e discussões.

Não alimente sentimentos de rejeição nem de inferioridade.

Ame-se a si próprio e não espere pelo amor nem pela aprovação ou retribuição dos outros.

Mantenha-se mais só, se possível. Concentre-se em si.

Não corra riscos - o mais provável será que os seus planos saiam frustrados.

Evite explosões - não tenha aquela conversa importante, não faça declarações, não peça um aumento nem reclame de qualquer situação. Esta energia faz com que as situações se descontrolem e possam ter consequências indesejadas.

Use o melhor da energia destes dois planetas: a força dinâmica de Marte e a sabedoria paciente de Saturno. Confie que lentamente chegará onde deseja. Com empenho, dedicação e perseverança, o que hoje parece impossível estará realizado em breve. Aproveite esta energia para "limpar as suas armas", em sentido figurado, claro: melhore as suas defesas, aprimore as suas capacidades, concentre-se no que quer, e no que pode fazer para o conquistar.

 

De um modo geral, os signos mais afetados pela quadratura de 24 de Agosto são:

- Carneiro, especialmente os nativos do terceiro decanato;

- Capricórnio, especialmente os nativos do terceiro decanato;

- Caranguejo

- Balança

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Gostou deste texto? Partilhe-o nas redes sociais, basta clicar nos botões aqui em baixo:

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.