Terapias
![]() |
O ciclo menstrual é um processo natural que ocorre no corpo da mulher. Embora cada mulher viva e sinta o período de forma diferente, na verdade este processo pode trazer grandes incómodos tanto a nível físico como emocional. Para que esta fase do mês não se transforme numa descida aos infernos, saiba quais os sintomas e como amenizar a tão temida Tensão Pré-Menstrual.
A TPM, ou Síndrome Pré-menstrual, é o período cíclico que precede a menstruação no qual as mulheres podem experienciar um conjunto de sintomas físicos e psíquicos. Os sintomas da TPM não são iguais e podem variar de intensidade. Normalmente desaparecem no primeiro dia de fluxo menstrual. A TPM ocorre devido a várias causas, sendo a principal a alteração hormonal que interfere no sistema nervoso central. Segundo os especialistas, parece haver uma ligação entre as hormonas sexuais femininas, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores como a serotonina. O ciclo menstrual e a dança das hormonasOs sintomas da TPM estão diretamente ligados à queda de duas hormonas – Estrogénio e progesterona. Ao longo de mais ou menos 28 dias, o corpo da mulher sofre diversas alterações. Nos primeiros 14 dias ocorre o período de ovulação e os níveis de estrogénio, hormona que controla a sensação de bem-estar, aumentam. Nos 14 dias seguintes, dá-se um espessamento da parede do útero, caem os níveis de estrogénio e aumenta a progesterona. Por volta do 28º dia, o endométrio (membrana que cobre a parede do útero) começa a descamar e ocorre a menstruação. Nesta fase dá-se nova queda dos níveis de estrogénio e também da progesterona, desencadeando os sintomas associados à TPM.
A TPM, nos casos mais severos, pode atrapalhar a vida pessoal e profissional das mulheres, prejudicando durante alguns dias, a qualidade de vida, a produtividade e as relações interpessoais. Se você é daquelas mulheres que passam pelo calvário da TPM todos os meses, procure o quanto antes o seu ginecologista e explique o seu problema. A TPM tem tratamento!
Sintomas físicos: · tensão mamária; · inchaço; · aumento de peso; · distensão abdominal; · dores de cabeça; · dores osteomusculares; · acne; · alteração do apetite; · obstipação ou diarreia; · alterações do padrão do sono e palpitações; · entre outros.
Sintomas emocionais: · sentimento de tristeza; · cansaço e fadiga; · sonolência; · dificuldade de concentração; · ansiedade e irritabilidade; · insónia; · raiva e fúria sem nenhuma razão; · baixa autoestima; · perda de interesse pelas atividades habituais; · entre outros.
Alimentos benéficos VS alimentos proibidosSabia que há alimentos que são aliados do seu corpo e ajudam a combater os efeitos da TPM? Confira na tabela os alimentos que a podem ajudar a atravessar este período difícil e quais os que deve evitar. Benéficos: · Banana – rica em magnésio e vitaminas do complexo B, ajuda a regular o organismo em geral; · Pão integral – rico em fibras ajuda a limpar o organismo e combate a prisão de ventre; · Couve – ajuda a acalmar o sistema responsável pelo humor; · Aveia – rica em fibras, ajuda a equilibrar o organismo; · Castanha, chia e linhaça – ricas em ómega 3, ajudam a eliminar os radicais livres e a combater a retenção de líquidos; · Amêndoas, milho e nozes – ricas em vitamina E ajudam a combater as dores de cabeça e as cólicas; · Salmão e atum – ricos em ácidos graxos, são benéficos contra a tensão mamária e irritabilidade; · Arroz integral, batata, amendoim – ricos em vitamina B6, combatem enjoos, dores de cabeça e irritabilidade.
Proibidos: · Café – a cafeína causa maior agitação durante a TPM e aumenta a retenção de líquidos; · Chá Mate – tal como o café, o chá mate contém cafeína, causando oscilações de humor e nervosismo; · Refrigerantes – responsáveis pela retenção de líquidos e acumulação de gases; · Alimentos fritos – causam mal-estar, favorecem a retenção de líquidos e prejudicam o funcionamento do intestino; · Chocolate – embora proporcione uma sensação de bem-estar imediata, contém uma elevada concentração de gordura e açúcar; · Leite queijo e iogurtes – podem interferir na absorção de magnésio, mineral que ajuda a combater a retenção de líquidos, a insónia, a ansiedade e a depressão.
Conselhos úteis para fintar a TPM· Dieta: faça uma alimentação saudável, privilegiando a fruta e os vegetais, os grãos integrais, as proteínas e lacticínios com baixo teor de gordura. Reduza a quantidade de sal, para evitar o inchaço e a retenção de líquidos; o mesmo se aplica ao açúcar, já que pode ser a causa do nível de glicose no sangue oscilar, afetando a energia e o apetite. Reduza a cafeína e o álcool. · Suplementos: a toma de suplementos de vitaminas ou minerais pode ajudar a atenuar alguns sintomas, aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico para saber quais os suplementos mais indicados ao seu caso. · Exercício físico: ajuda a aliviar os sintomas, principalmente nos dias que antecedem a menstruação. Lembre-se que a prática de exercício físico não se deve limitar só aos dias que precedem a menstruação. O ideal é fazer pelo menos duas horas de exercício por semana, por exemplo natação ou caminhada, ou outro da sua preferência. · Relaxamento: Para evitar a tensão e a irritabilidade, aprenda um método de relaxamento, como ioga, meditação, massagem terapêutica ou exercícios de respiração. Pratique-os sempre que sentir desconforto. · Stress: Evite todo o tipo de situações que criem tensão e procure encarar as situações e os problemas com calma e serenidade. Durma o suficiente para repor os seus níveis de energia e descansar o cérebro.
|