Astrologia

Como estão os astros em Maio? Conheça a energia do mês

Em Maio o Sol atravessa o signo Touro, e a energia dominante carateriza-se pela materialização de projetos, pela construção sólida, sem pressas, pelo progresso consistente e pela dedicação à família e aos afetos. O mês começa sob a influência da Super Lua Cheia em Escorpião, que ocorreu no final de Abril, e pelo facto de Plutão ter ficado retrógrado. No final de Maio, também Mercúrio ficará retrógrado. A energia dominante do mês convida-nos a ponderar e a refletir antes de avançar, e lembra-nos que tudo o que vale a pena leva o seu tempo.

Nos últimos dias de Abril dois acontecimentos cósmicos marcantes trouxeram uma mudança a nível energético: na madrugada do dia 27 tivemos a primeira Super Lua Cheia do ano, que ocorreu no signo Escorpião e trouxe ao de cima emoções mais fortes e, logo no dia seguinte, Plutão ficou retrógrado, quebrando um período em que tivemos todos os planetas em movimento direto. Plutão é o planeta regente de Escorpião e, como tal, ao ficar retrógrado pode intensificar ainda mais algumas situações despoletadas pela Super Lua Cheia neste signo. As emoções mais profundas e escondidas podem ter vindo ao de cima, havendo o reaparecimento de situações relacionadas com a esfera afetiva.

Quando Plutão fica retrógrado, passamos por um profundo e demorado processo de transformação interior, do qual só nos apercebemos, geralmente, quando já está em curso avançado ou até depois de ter terminado. Estas mudanças operam ao nível mais interno, fazendo-nos sentir que, de alguma forma, "já não somos as mesmas pessoas". Podemos sentir a necessidade de mudar de hábitos, de estar com pessoas diferentes, de aprender sobre novos assuntos, ou, também e por outro lado, podemos sentir que já não estamos dispostos a tolerar certo tipo de situações ou de manter compromissos e ligações afetivas ou profissionais, com as quais já não nos identificamos. Plutão é chamado o "senhor do submundo", sendo o planeta que governa tudo aquilo que está mais escondido dentro de nós. As revoluções por ele trazidas são subtis, insinuando-se lentamente, mas são profundamente transformadoras.

Este processo de transformação que agora se inicia marca a energia de Maio, caraterizada pela passagem do Sol pelo ponderado signo Touro. Quando o Sol atravessa este signo, o Universo convida-nos a saber apreciar cada momento, sem pressas, e a construir, passo a passo, tudo aquilo que desejamos ver crescer na nossa vida.

Para além do Sol, também Vénus se encontra no signo Touro, do qual é regente, o que favorece o romance, o fortalecimento dos laços afetivos, a apreciação genuína da companhia de quem amamos.

Touro é um signo especialmente romântico e, embora leve tempo a ser conquistado, constrói laços que (assim espera) duram para toda a vida. Dá uma grande importância à família, aos amigos de longa data, à estabilidade trazida por um compromisso sólido.

Começamos o mês com Mercúrio também em Touro e Marte em Caranguejo, reforçando a tendência para viver de forma mais calma e serena, com um foco bem definido nas nossas metas e com um empenho constante, mas tranquilo. Mercúrio entra no signo Gémeos logo no dia 3, sendo um dos signos do qual é regente e com o qual, por isso, se sente mais "confortável". Com Mercúrio em Gémeos a comunicação está favorecida, a troca de ideias é mais ágil e é mais fácil chegar a novas soluções, graças à celeridade com que a informação circula. No final do mês, contudo, Mercúrio ficará retrógrado, sendo de aproveitar bem o período até dia 29 para avançar com ideias e projetos, uma vez que, depois dessa data, há maiores riscos de que os planos sejam gorados.

No dia 8 é Vénus que também entra no signo Gémeos, o que favorece os novos contactos, a comunicação à distância, as novas amizades e o alargamento da rede social (nomeadamente através das redes sociais). Com Vénus em Gémeos é mais fácil encontrar pontos de interesse em comum com outras pessoas e descobrir pessoas que trazem novidades à nossa vida. As relações tornam-se mais leves, divertidas, e o contacto com os outros assenta mais na cumplicidade e no companheirismo do que na obrigatoriedade ou no compromisso.

A energia de Touro atinge o seu pico no dia 11 de Maio, quando a Lua e o Sol se juntam neste signo, na Lua Nova. A Lua Nova em Touro é favorável para fazer projetos e definir estratégias concretas para alcançá-los - sendo um signo do Elemento Terra, Touro não cria castelos no ar, pois procura viver assente naquilo que, no plano terreno, lhe pode oferecer a estabilidade e a segurança de que precisa.

Júpiter, o planeta do alargamento de horizontes e da expansão, entra em Peixes no dia 13, o que favorece o sonho e o romantismo. Embora possa fazer com que facilmente alimentemos expetativas altas, Júpiter em Peixes ajuda-nos a recuperar a fé, se a perdemos, e a ganhar uma esperança renovada naquilo que a vida tem para nos trazer.

O Sol deixa Touro para entrar no signo Gémeos no dia 20, o que faz com que haja maior leveza energética a partir dessa data. Com o Sol, Vénus e Mercúrio então em Gémeos, é mais fácil sentir otimismo e curiosidade natural, assim como a vontade de fazer algo novo, de aprender mais, de estar em contacto com os outros e de trocar ideias. Gémeos é, por excelência, o signo da comunicação, e quando há uma forte ênfase planetária neste signo todos nós somos influenciados por esta tendência para a expansão e para a comunicação. Os signos cuja energia é menos compatível com a de Gémeos e que tendem a ser mais introvertidos ou menos expansivos podem, durante este período, sentir maior pressão e desgaste, porque não lidam bem com esta energia. Tal é o caso de Capricórnio, Virgem e Escorpião, que podem ter maiores dificuldades neste período.

No dia 23 de Maio Saturno fica retrógrado. Plutão estava retrógrado desde o dia 28 de Abril e, agora, também Saturno se junta a esta energia de travagem e introspeção. Saturno retrógrado pode obrigar-nos a rever lições que ainda não aprendemos, forçando-nos a lidar novamente com situações que evitámos ou que não quisemos resolver. Saturno retrógrado faz-nos também lidar de perto com as questões relacionadas com os compromissos que assumimos ou ponderamos vir a assumir.

No dia 26 de Maio teremos a Lua Cheia em Sagitário com um eclipse lunar total, o qual será o primeiro eclipse do ano e, sendo total, terá um forte impacto a nível energético. É habitual que os eclipses tragam acontecimentos inesperados, revelações súbitas, epifanias, reencontros. Tendo em conta que Saturno ficou retrógrado três dias antes e, três dias depois, também Mercúrio ficará retrógrado, o eclipse lunar da Lua Cheia em Sagitário pode marcar um dos pontos-chave no ano, colocando-nos noutra posição em relação ao nosso caminho e às situações mais importantes na nossa vida.

A 29 de Maio, Mercúrio fica retrógrado e está em Gémeos, alertando para que, até ao dia 22 de Junho, quando volta a estar direto, tenhamos de redobrar a atenção com todos os assuntos que dizem respeito à comunicação, assinatura de contratos, documentação importante, provas e exames, para além dos mal-entendidos que podem também ocorrer na comunicação diária com os outros.

Em suma, Maio é um mês que, embora calmo, começa a preparar-nos lentamente para um trabalho de introspeção e de profunda transformação interior. A energia dominante do mês aconselha-nos a avançar com segurança, a ver a vida com esperança e fé e, à medida que Mao avança, a tendência para que as situações abrandem e se desenrolem de forma mais lenta vai ganhando expressão. Pode haver claras mudanças de rumo, mais perto do fim do mês e, mesmo que não sejamos capazes de compreender de imediato para onde somos levados, seremos ajudados pelas próprias circunstâncias a irmos ao encontro daquilo que viemos cumprir, do propósito que trouxemos a esta vida.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.