Astrologia

Como lidar com as emoções quando Vénus está retrógrado?

Sempre que um planeta está retrógrado, o Universo diz-nos que é altura de abrandar o ritmo (e em alguns casos até parar) e refletir sobre aquilo que se passa na nossa vida. No caso de Vénus, sendo um dos planetas que menos vezes fica retrógrado, a vida quase nos obrigada a lidar com os aspetos mais sombrios, esquecidos ou até dolorosos da nossa vida afetiva. É tempo de processar as lições do passado, porque na verdade está a ser-nos dada uma oportunidade para sermos mais felizes e realizados no amor pelos outros e por nós próprios.

O nosso coração é como um tesouro precioso, e por isso tendemos a protegê-lo e, quando estamos apaixonados, entregamo-lo à pessoa amada - o que por vezes faz com que se parta. Tem tanto de precioso quanto de delicado, embora se regenere, com o tempo e com o esforço certo. Vénus em movimento retrógrado ensina-nos a lidar com as lições que o coração aprendeu.

Muitas vezes usamos máscaras, ou até uma armadura, para protegermos o nosso coração e evitarmos que ele sofra. Na verdade, essas defesas são muitas vezes criadas desde tenra idade, devido às experiências que nos marcaram na infância e na juventude.

Quando vimos ao mundo, trazemos o coração aberto. Estamos prontos para amar e para criar laços com os outros. Ao longo dos anos, porém, as desilusões vão fazendo com que o nosso coração crie defesas, construindo muros que nos mantêm num ponto mais confortável, menos susceptível a ser quebrado - mas mais distantes dos outros. 

Embora estes escudos sejam por vezes necessários, criam muitas vezes barreiras que nos impedem de criar uma ligação de verdadeira intimidade com os outros. Começamos a ter medo de nos ligarmos aos outros e escondemo-nos do mundo e das pessoas que nos rodeiam, podendo até adquirir ansiedade em relação à vida social.

Ainda que não possamos viver a vida de coração aberto em todos os momentos, é essencial encontrar o equilíbrio entre a proteção que é necessária e esta abertura afetiva que também é tão essencial.

Vénus retrógrado vai fazê-lo compreender até que ponto o seu coração está aberto - ou fechado. E vai, provavelmente, desafiá-lo a abrir o seu coração e a estabelecer uma conexão muito mais profunda e significativa com os outros. Uma vez que este planeta demora cerca de um ano e meio a ficar retrógrado esta energia acaba por ser uma oportunidade preciosa que o Universo nos dá para pormos os nossos afetos em ordem. (Sim, mesmo aqueles que "arrumámos" num recanto mais escondido do nosso coração.)

Vénus retrógrado em Escorpião é um período de transformação afetiva.

Teremos de fazer mudanças na forma como lidamos com as emoções para que possamos seguir em frente. O nosso coração está pronto para alcançar um novo nível em relação àquilo com que teve de lidar ultimamente. 

Se tem estado mais isolado e introspetivo, está na altura de se pôr à prova e dar alguns passos no sentido de assumir uma postura mais aberta aos outros.

Abrir o coração nunca é fácil, porque exige confiança nos outros - e em nós mesmos - mas é essencial para que possamos criar laços.

Embora sejam o amor e os relacionamentos a ocupar o topo das nossas preocupações neste período, esta mesma entrega também estará em destaque noutros domínios - nomeadamente no que diz respeito à entrega a um projeto, ao trabalho, a uma causa, à família. 

 

Às vezes, para encontrar o amor, ou para progredir na carreira ou num negócio, é preciso abrir o coração mesmo sabendo que corremos o risco de ser magoados. Se não corrermos esse risco, nunca saberemos até onde podíamos ter ido e quão longe poderíamos ter chegado. 

Embora possa ser assustador, e até doloroso, expor o coração ao Mundo, vêm sempre boas oportunidades ao encontro daqueles que o fazem, com a confiança e a certeza de que serão sempre amparados pelo Universo.

Embora Vénus retrógrado em Escorpião e Balança nos ajude a abrir o coração, também ajudará, no extremo oposto, a definir limites, no caso de pessoas que permitem demasiado, deixando-se magoar com facilidade pelos outros.

Assim, se sente que as suas necessidades ficam sempre relegadas para segundo plano e que atende mais aos sentimentos dos outros do que aos seus, acabando muitas vezes por sentir-se usado e esgotado, este período pode ser uma preciosa ajuda para aprender a proteger-se e a distanciar-se de forma a não ser magoado.

Como todos somos sensíveis à energia dos outros de algum modo, este período pode também ajudar-nos a tomar medidas que nos ajudem a proteger a nossa energia.

                                     Veja aqui 10 maneiras de se proteger de quem suga as suas energias

 

Enquanto Vénus está retrógrado em Escorpião - de 5 a 31 de Outubro - seremos desafiados a fazer estas transformações emocionais, abrindo o coração e, ao mesmo tempo, definindo melhor os limites que protegem a nossa energia.

De 1 a 16 de Novembro, Vénus retrógrado em Balança vai fazer-nos pensar de que forma as nossas ações estão a afetar os outros, de que modo os tratamos e de que modo queremos ser tratados.

Todas as nossas ações têm uma repercussão no Universo. Vénus retrógrado em Balança faz-nos pensar mais nos outros.

De um modo geral, Vénus retrógrado trará ao de cima tudo aquilo que o nosso coração às vezes tenta esconder. É tempo de deixar que o amor fale mesmo mais alto.

Veja também:

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Gostou deste texto? Partilhe-o nas redes sociais, basta clicar nos botões aqui em baixo:

Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.