Terapias
|
Se é daquelas pessoas que, no momento de ir dormir, encosta a cabeça à almofada e não consegue parar de pensar em todos os problemas que o preocupam, ficando às voltas e voltas na cama... conheça este truque simples, que pode ajudá-lo a libertar-se do que o preocupa para que possa dormir bem e viver em paz.Devido ao stress a que diariamente somos sujeitos, ao estilo de vida agitado e à pressão com que temos de lidar, há cada vez mais pessoas que têm dificuldade em adormecer e, mesmo durante o dia, em concentrarem-se no que têm para fazer, porque a sua mente não consegue desligar-se das preocupações. Naturalmente que a forma de se libertar das preocupações consiste em resolvê-las, de forma ponderada, lógica e gradual, aceitando que tudo leva o seu tempo e que nem sempre conseguimos resolver de imediato os desafios que a vida nos apresenta. Saber definir prioridades e escolher aquilo em que investimos a nossa energia e a que dedicamos a nossa atenção é muito importante para que sejamos capazes de viver a nossa vida sem nos deixarmos paralisar quando as circunstâncias escapam ao que esperávamos ou fogem do nosso controlo. Ainda assim, este truque simples pode ser usado sempre que precisar, e irá ajudá-lo a libertar-se daquilo que o preocupa no momento, para que a sua mente possa descansar e ganhar novas forças para lidar com os desafios.
- Em primeiro lugar, lembre-se que você não é as suas emoções. Sente, vive, experiencia emoções, mas NÃO É AS SUAS EMOÇÕES. Elas são estados passageiros na sua vida. - Visualize então os seus problemas na sua cabeça. Veja as situações que o preocupam, como se estivesse de fora delas. Veja as pessoas envolvidas e aquilo que elas fazem. Então, imagine que uma bolha de plástico transparente começa a envolver toda essa situação, como se ela estivesse dentro de um círculo, um balão. - Visualize esse balão a deixar a sua mente e subir para o céu, saindo de dentro de si. Veja os seus problemas a serem retirados de dentro de si, literalmente. - Inspire e expire profundamente. Se as ideias que o perturbam persistirem, repita o mesmo processo: veja-as dentro da sua cabeça, envolva-as numa bolha transparente e visualize essa bolha a sair da sua mente e subir pelo espaço até se perder completamente de vista. - De acordo com as suas crenças religiosas, pode rezar uma oração, entregando os seus problemas a Deus, aos Anjos ou a algum santo da sua devoção para que eles o ajudem a resolvê-los. Entregue, confie e liberte-se do que o perturba.
Pode usar esta técnica sempre que quiser, quantas vezes quiser. Ela é muito simples, mas ajuda-nos a recuperar o foco em nós próprios, ao fazer-nos separarmo-nos daquilo que nos consome. Quando projetamos os problemas para fora de nós, deixamos mais facilmente de nos sentirmos dominados por eles. Visualizar os problemas a saírem, literalmente, de dentro de nós, alivia a pressão que sentimos e, com a prática, ajuda-nos a criar a distanciação necessária para vermos a nossa vida em perspetiva. Veja também:
|