Terapias

Conheça os quatro passos que o vão ajudar a vencer o medo

O medo é uma sensação partilhada pelo ser humano e pelos animais, surgindo como forma de proteção em relação às ameaças e aos perigos. No entanto, nem sempre é fácil saber manter o medo como algo positivo e saudável. Deixarmos que o medo nos vença impede-nos de viver o máximo do nosso potencial e a vida com que sonhamos. Comece por compreender um ponto fundamental: o que mais nos assombra não é o medo, mas a forma como lidamos com ele.

Muitas vezes de forma inconsciente, a verdade é que o medo comanda a vida de grande parte das pessoas. É uma reação instintiva que nos foi concedida como forma de proteção. No entanto, facilmente entregamos ao medo o domínio sobre a nossa vida, deixando que ele influencie as nossas escolhas, atitudes e decisões. Quando agimos por medo - medo de não conseguir um emprego melhor, um relacionamento melhor, um desempenho melhor, por exemplo - deixamo-nos arrastar pelas preocupações, pelo remorso e por uma vida centrada na escassez, que está no extremo oposto da abundância.

Atenção! Pode estar a ser dominado pelo medo, se:

- frequentemente sente que não é capaz;

- esconde os seus verdadeiros sentimentos;

- culpa os outros;

- se recusa a ver as situações sob perspetivas diferentes da sua;

- sente que não merece ser feliz;

- sente que a vida é injusta consigo;

- se esforça constantemente para não falhar;

- acredita que algo é impossível de obter ou alcançar...

Estes são apenas alguns exemplos de comportamentos que manifestamos por deixarmos que o medo comande a nossa vida. Quando nos dispomos a vencer o medo, contudo, opera-se uma prodigiosa transformação na nossa vida trazendo-lhe sentido, significado, abundância e felicidade.

Conheça os quatro passos que o vão ajudar a vencer o medo:

1 - Reconhecer o medo

Para poder vencer o medo precisa de, antes de mais, reconhecer em que aspetos é que ele age na sua vida, tendo em mente que muitas vezes o medo se inflitra de forma discreta, agindo subrepticiamente, sem que nos apercebamos conscientemente da sua existência. Preste muita atenção a pensamentos como "Não sou capaz", "É melhor não fazer isso, os outros vão rir-se de mim", "é impossível", "é melhor ser outra pessoa a tratar disso", "não tenho o suficiente", "não sou suficientemente bom". Se costuma ter estes pensamentos em relação a alguma área da sua vida, atenção: está a deixar que o medo a governe.

 

2 - Reprogramar os seus pensamentos

Uma vez que tenha identificado os pensamentos que surgem como manifestação do medo na sua vida, retire-lhes o único poder que eles têm, e que é a sua atenção. Da próxima vez que se aperceber de um desses pensamentos na sua mente, não deixe que ele se instale, substituindo-o de imediato pelo seu oposto: "É claro que eu sou capaz", "Eu vou encontrar uma forma de o fazer", "eu consigo", "eu estou bem", "vai correr tudo bem". Ao reprogramar os seus pensamentos baseados no medo está a impedir que o medo ganhe força, desinstalando-o da sua vida. Ao fazê-lo, está a fortalecer-se a si próprio ao fortalecer a conexão que tem com o seu coração e com a fonte primordial da  vida.

 

3 - Avance, mesmo que sinta medo

Quando sente o medo a ganhar voz dentro de si, muitas vezes a melhor forma de o silenciar é agir, avançar na mesma. O medo faz-nos sentir incapazes - quando agimos, contrariamo-lo, fazendo-o perder força. Pode ser difícil agir quando sentimos medo porque ele influencia a nossa capacidade de raciocínio, mas saiba que muitas vezes basta dar um passo, por pequeno que seja, para conseguir ver as situações sob outra perspetiva. Quando sentir medo, avance na direção que, neste momento, lhe parece ser a melhor. Não permita que as dúvidas o impeçam de avançar. Se não estiver certo, poderá mudar de direção, não se preocupe. A vida oferece-nos infinitas possibilidades, a todos os momentos. Ao avançar, mesmo quando sentimos medo, vamos conseguindo ver as coisas com mais clareza e a nossa intuição acaba por ajudar-nos a prosseguir.

 

4 - Acredite que há algo superior a nós

A melhor forma de se libertar do medo é acreditar em algo superior a nós: a fé é o maior remédio para o medo, funcionando como um escudo protetor que o mantém à distância. Quer seja Deus, o Universo, ou qualquer outra entidade espiritual, ao acreditar que existe algo superior a nós consegue sentir-se amparado, amado e protegido, o que por sua vez lhe permite confiar num propósito mais elevado para a sua vida. Ao acreditar em algo que nos transcende conseguimos focar-nos na abundância e confiar no nosso potencial: e isso derruba o medo.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.