Terapias

De onde vem o Dia das Mentiras?

Sabia que o Dia das mentiras é comemorado em vários países? Neste dia as pessoas contam uma história que é mentira, e tentam convencer os outros que é verdade, apanhando-os de surpresa quando no fim do dia, ou no dia seguinte, lhes dizem que é uma partida do Dia das Mentiras.

Esta data começou por ser celebrada em França, durante o reinado de Carlos IX, quando o Ano Novo ainda era celebrado a 25 de Março, a propósito da chegada da Primavera. Nesse tempo as pessoas festejavam o Ano Novo durante uma semana, que terminava no dia 1 de Abril, dia em que se considerava que o novo ano começava, e costumavam trocar presentes.

Em 1564, o rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano e determinou que o ano novo seria comemorado a 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a comemorar o início do novo ano a 1 de Abril.

Então, aqueles que começaram a celebrar o Ano Novo a 1 de Janeiro passaram a gozar com os que ainda se mantinham presos à tradição antiga, e para os ridicularizarem enviavam-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Daí em diante, as brincadeiras e mentiras do dia 1 de Abril tornaram-se uma tradição francesa, que 200 anos depois passou para Inglaterra e, daí, para outros países espalhados pelo Mundo. 

Veja também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.