Terapias
Uma semana de chás diuréticos, pelo menos dois litros de água, sumos verdes e alimentos sólidos saudáveis, ajudam a eliminar as toxinas, gordurinhas e inchaço ganhos com os excessos cometidos nas festas de final de ano.Por muito que se queira, de 1 dezembro, com a abertura dos chocolates do calendário do advento, até dia 6 de janeiro, quando o bolo-rei encerra oficialmente a quadra natalícia, a nossa alimentação despista-se a toda a velocidade. É raro haver quem consiga resistir aos tradicionais fritos de natal ou fugir à tentação do champanhe. O pior é que assim que cometem os primeiros pecados, o organismo ressente-se. Intoxicado com tantos excessos, a imunidade baixa, o estômago dói e arde, o sono domina durante o dia, e a balança reclama, devido à retenção de líquidos e gordurinhas a mais. Por isso, é altura de fazer uma desintoxicação… já! Idealmente o programa detox deve fazer-se no dia seguinte a cada excesso mas, se não puder fazê-lo, de entre três a sete dias consecutivos é o ideal. Basicamente, o que se deseja é comer menos e beber água em dobro, bem como abusar de alimentos que reequilibram o pH do corpo, sumos naturais (sobretudo verdes), sopas e chás purificantes. A verdade é que o excesso de doces, gorduras e álcool deixam o organismo muito ácido e é importante consumir alimentos e bebidas mais alcalinos que favorecem o funcionamento do metabolismo e da perda de peso. Neste capítulo, aveia, alface, agriões, brócolos, couve, rúcula, rabanetes, pepino, lentilha e melão são grandes trunfos. Também a acidez dos citrinos como o limão e a laranja são ideais na preparação de sopas e sumos, de fácil digestão. Nos primeiros dois dias de desintoxicação, aconselha-se evitar consumir alimentos sólidos como carnes, massas, pão e produtos industrializados, tal como bebidas alcoólicas e hidratos de carbono, obviamente. Depois poderá a começar a introduzir alimentos sólidos, mas saudáveis, como carnes brancas, ovos, legumes e fruta (evitando a banana e o abacate).
Chá para “desinchar”Após o banquete de final de ano, é normal até as pessoas mais magras ficarem com uma barriguinha saliente. A acumulação de líquidos não perdoa e para ajudar a desinchar os chás diuréticos são um truque infalível. Pode apostar no chá verde, cidreira, erva-doce, limão, maçã com canela, camomila, hibisco, cavalinha, dente-de-leão. Escolha os que mais gosta e vá variando: uma boa solução é preparar uma boa quantidade da infusão e ir bebendo ao longo do dia.
Hidratação máximaDois litros de água é o mínimo que deve beber por dia. Interiorize isso, sobretudo se o seu organismo está desidratado, devido aos demasiados brindes com bebidas alcoólicas e/ou refrigerantes que fez e que o deixaram com a boca seca, náuseas e dores de cabeça.
Jejum com água e limão
|