Terapias
![]() |
Quando dormimos baixamos as defesas do nosso consciente e entregamo-nos pura e simplesmente ao descanso. Nesse período em que deixamos de pensar na nossa postura ou na imagem que transmitimos aos outros, e buscamos intuitivamente a posição que nos faz sentir mais confortável, revelamos a nossa personalidade sem artifícios nem subterfúgios. Da mesma forma, a forma como um casal dorme revela muito sobre a relação, pois ao dormir o nosso corpo deixa-se ir de acordo com a sua natureza e expressa a maneira como vivemos a relação ou como nos sentimos perante o nosso par.Pense durante alguns instantes… em que posição costuma dormir? E se tem um relacionamento amoroso, como costumam dormir juntos? 1- Como um bebéCostuma dormir de lado, enrolado sobre si próprio, aninhado como um bebé? Esta posição revela que sente necessidade de se sentir protegido, tendo algumas inseguranças e sendo pouco confiante em si mesma. Deve aprender a ser mais determinada e acreditar nas suas capacidades. É, também, bastante apegada ao passado, atraindo pessoas com personalidades fortes e protetoras. Procure cultivar mais a sua própria independência, pois por vezes deseja apenas ser protegida como uma criança. É criativa, sensível e romântica.
2- Dorme aninhada e o parceiro “faz conchinha” consigo (ou vice-versa)Nesta posição, o casal precisa de sentir segurança mútua e proximidade. Posição típica durante o namoro ou se não está muito tempo com o seu par, demonstra apego e carinho entre ambos, desejando fortalecer o laço que os une.
3 – Dorme aninhada mas de costas voltadas para o seu parceiroEsta postura revela que a confiança entre ambos é muito forte, de tal forma que “oferecem” as costas um ao outro pois confiam plenamente no seu par. É uma postura adotada por casais com relacionamentos longos, em que a paixão inicial deu lugar à cumplicidade e ao companheirismo. Convém que, de vez em quando, se virem um para o outro e apimentem mais a relação.
4 – Dorme aninhada e virada para o seu parceiro, mas claramente afastados na camaNeste caso esta posição denuncia falta de comunicação entre o casal, incompreensão e tendência para abafar os problemas em vez de falarem sobre eles. Existe uma espécie de muro entre os dois, sendo necessário vencer esta distância e aprenderem a comunicar um com o outro, entregando-se mais à relação. Se, para além de dormirem afastados, dorme um bebé ou um animal de estimação entre os dois, a proximidade entre os dois é claramente evitada, havendo uma barreira ainda mais marcada que deve ser analisada e compreendida para poder ser transposta.
5 – Dorme de lado mas quase esticada, com um braço ao longo do corpoEsta posição demonstra uma pessoa serena e amável, que evita criar confusões e que não demonstra facilmente o que sente, escondendo muitas vezes as suas tristezas e não revelando o que a preocupa. A opinião dos outros é muito importante para si, de tal modo que por vezes abafa a sua personalidade por ter medo do ridículo. Deve soltar-se mais, deixando que a sua personalidade se manifeste espontaneamente.
6 – Dorme de lado, com uma perna fletidaSensível e carinhosa, acaba por ser mais dedicada aos outros do que a si mesma, negligenciando muitas vezes as suas necessidades em prol dos demais. É aquela pessoa a quem toda a gente pede conselhos, pois é boa ouvinte e confidente, mas deverá começar a pedir mais para si própria, aprendendo a pôr-se em primeiro lugar. Por evitar sobrecarregar os outros acaba por criar muita tensão interior e stress, que deve aprender a libertar.
7 – Dorme bem abraçada ao seu par, de frente um para o outroPaixão pura, esta posição é típica de casais recentes ou em que há uma forte intensidade e grande erotismo. Embora represente uma forte vontade de partilha íntima, a longo prazo esta relação pode tornar-se demasiado sufocante, anulando a individualidade de cada um. É essencial que aprendam a manter alguma independência e a definir os limites de cada um, pois com o passar do tempo se não o fizerem podem começar a sentir-se abafados na relação.
8 – Dormem de lado, virados um para o outro, com as pernas entrelaçadasNeste relacionamento existe proximidade, partilha e equilíbrio. Embora mantenham a individualidade e independência de cada um, sentem necessidade de contacto físico, marcando a ligação forte que os une. Por estarem ambos seguros do amor que sentem sabem como reservar espaço para si próprios e para a vida a dois.
9 – Dorme aninhada no seu parceiro, que a envolve com o braçoNeste relacionamento a pessoa que se aninha sente uma forte necessidade de proteção por parte do parceiro, buscando nele o conforto e a segurança. Têm ambos medo de perder o outro, havendo um certo grau de dependência nesta relação, em que um assume claramente o comando e o outro gosta de se deixar conduzir. O amor que os une é, contudo, muito forte e envolvente.
10 – Dorme esticada na cama, de barriga para cimaConfiante e segura de si, tem uma personalidade forte e sabe como dar a volta às situações do dia-a-dia de forma a aproveitar as oportunidades que a vida lhe apresenta. Não tem medo de nada nem de ninguém, acredita em si própria e conhece bem as suas capacidades mas por vezes “ferve em pouca água”, devendo aprender a ser mais compreensiva e tolerante para com pessoas com pontos de vista diferentes de si.
11 – Dorme de barriga para baixoA pessoa que dorme habitualmente nesta posição é organizada, rigorosa e pontual, levando muito a sério os seus compromissos e sendo muito exigente consigo mesma e com os outros. A amizade assume uma grande importância na sua vida, privilegiando aquilo que lhe traz estabilidade e segurança. Dedica muita atenção a todos os pormenores, por vezes demasiada, sendo aconselhável que aprenda a ser mais flexível e descontraída. Veja também:
Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema |