Terapias

Este pequeno truque pode ajudar a reduzir a sua ansiedade

Este pequeno truque leva apenas 30 segundos a pôr em prática e pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade em alguns minutos. Nos momentos em que precisa de uma ajuda imediata experimente pô-lo em prática.

A ansiedade precisa de ser acompanhada por um médico e devidamente tratada. No entanto, em situações mais ligeiras, nas quais o stress provoca uma ansiedade imediata perante situações com as quais é confrontado, pode utilizar este pequeno truque muito antigo:

Quando estiver a sentir-se avassalado por sentimentos inquietantes, procure um papel e uma caneta.

Escreva no papel uma palavra que descreva a emoção que está a sentir. Pode escrever não apenas uma, mas algumas palavras que lhe venham à mente neste momento angustiante.

A ação de "dar nome" a uma emoção pode ajudar a atenuar o impacto desses sentimentos negativos, ajudando-o, aos poucos, a "sair" desse estado de pessimismo.

Esta técnica tem origem na teoria de um filósofo do século XVII, chamado Baruch Spinoza, que escreveu: "Uma emoção, que é uma paixão, deixa de ser uma paixão assim que criamos uma ideia clara e distinta acerca do que ela é."

Transformar os sentimentos em palavras ajuda a libertar os mesmos e alivia o peso que alguns deles transportam.

"Dar nome ao que sente" é uma técnica que ajuda a lidar com situações difíceis.

Outras ações que ajudam a fazê-lo são:

- aceitar que uma situação é dolorosa ou desconfortável;

- reconhecer que a dor e o sofrimento fazem parte da experiência humana;

- fazer algo saudável e positivo para aliviar o desconforto, como por exemplo fazer exercício físico ou conversar com um amigo.

Quando sentir que emoções negativas estão a tomar conta de si, pegue num papel e numa caneta e escreva sobre aquilo que sente. Se continuar a sentir-se em baixo mesmo depois de (d)escrever os seus sentimentos, conversar com alguém que lhe é próximo ou dedicar-se a um passatempo que costuma deixá-lo bem-disposto, não hesite em procurar ajuda especializada.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.