Terapias
![]() |
Os Florais de Bach têm sido usados nos últimos 80 anos mundialmente como terapia complementar. Com as 38 essências, poderá harmonizar as suas emoções, trabalhando subtilmente para restaurar o equilíbrio emocional do seu ser.Os Florais de Bach, criados por Edward Bach, são 38 essências feitas com base em plantas, ervas medicinais e florais e ajudam a manter o equilíbrio entre os sentimentos e as emoções. Eles servem para auxiliar as pessoas em relação às pressões e às exigências do quotidiano. Cada um destes florais possui características específicas e devem ser tomados conforme a situação dos pacientes. Edward Bach, nascido em Moseley, na Inglaterra, em 24 de setembro de 1886 era médico homeopata e patologista e possuía um talento especial, uma grande sensibilidade para a natureza. Interessado em aliviar o sofrimento humano, um dia descobriu que a diluição de essências florais era um sistema terapêutico capaz de equilibrar estados emocionais negativos, causa de doenças físicas e mentais. Mas em que consiste este tratamento? Basicamente trata-se de um método que cuida primeiro das pessoas, sem ter como foco principal os problemas de saúde em si. O que é avaliado para usar os florais são as preocupações da pessoa e o floral atua com a ajuda mental e emocional de cada indivíduo. Na verdade, desde cedo as pessoas aprendem a reprimir as suas emoções de raiva, medo, insegurança, e com o passar do tempo estes sentimentos consolidam-se e criam um bloqueio que possibilita o desencadeamento de doenças. À medida que as pessoas passam a aceitar e a lidar melhor com as suas dificuldades esses conflitos diluem-se e sentimentos como o medo excessivo, o stresse, a insegurança e a culpa acabam por atenuar-se significativamente ou até mesmo desaparecer. Os florais agem de forma a desmanchar os escudos protetores de cada um, resgatando a espontaneidade, a autenticidade em prol do equilíbrio e da saúde. Através de acompanhamento de casos práticos é possível comprovar a profundidade da ação das essências na transformação e crescimento interior. Os florais são essências extraídas de flores, que têm como fim transformar estados mentais e emocionais negativos em positivos. A esta técnica, Bach chamou de “lei dos opostos”, o que quer dizer que a tristeza será substituída pela alegria, o medo pela coragem e assim sucessivamente. São 38 essências, além do Rescue conhecido como a essência para as emergências e que contém cinco florais. As essências florais de Bach são eficientes porque cada uma tem uma finalidade específica, tornando-as altamente qualificadas e assertivas no tratamento de desajustes emocionais. Para organizar cada essência floral, Bach catalogou cada uma delas de acordo com sentimentos negativos comuns aos seres humanos.
Como se aplicam?Obviamente que os florais não substituem uma consulta médica e respetivo tratamento. Contudo, para quem pretenda recorrer a esta terapia, deverá diluir duas gotas de uma essência da sua preferência num copo de água. Os florais podem ser tomados regularmente e as doses devem conter, no máximo, duas gotas e podem ser utilizados quatro vezes ao dia (pela manhã, ao deitar e por outras duas vezes no dia). Poderá ainda optar por usá-los puros e passados na língua, na boca, nas têmporas e nos pulsos. Caso seja necessário fazer uso de mais de uma essência floral, pode ser usado um frasco que contenha uma fórmula composta de tratamento. A utilização também pode ser feita durante banhos, cremes e no ambiente que a rodeia. Assim as essências florais do Dr. Bach procuram melhorar os diversos estados de espírito e ajudar-nos a ver o mundo que nos rodeia de uma maneira mais positiva no intuito de nos ajudar a evitar ou a combater doenças. Estas essências estimulam a capacidade que o corpo possui para se curar a si mesmo, através do equilíbrio das sensações negativas auxiliando a pessoa a ter mais autocontrolo, a sentir-se bem consigo mesma e a usufruir daquilo que a vida lhe oferece de bom.
Os sete grupos principais dos floraisGrupo floral 1: Desalento e desespero Para pessoas que estão desanimadas ou desesperadas por algo na vida. Grupo floral 2: Falta de interesse pelas circunstâncias atuais Para pessoas com falta de interesse no presente, que ficam presas ao passado ou sempre com a cabeça no futuro. Grupo floral 3: Incerteza Para pessoas inseguras que sofrem com as consequências de não confiarem em si mesmas. Grupo floral 4: Medo Para pessoas que têm medo de enfrentarem as suas fraquezas e todos os desafios da vida. Grupo floral 5: Preocupação excessiva pelo bem-estar dos outros Para pessoas que têm um cuidado excessivo pelos outros, que os impede de viverem as suas vidas com liberdade. Grupo floral 6: Sensibilidade excessiva a influências e opiniões Para pessoas que se preocupam muito com a opinião alheia, modificando atitudes para receber a aceitação de terceiros. Grupo floral 7: Solidão Para pessoas que se isolam por serem muito introspectivas ou porque não conseguem aceitar os outros.
|