Terapias

O poder das Mandalas

Os livros para colorir já não são apenas para crianças. De facto, os livros para colorir para adultos tornaram-se uma moda que conquistou pessoas de todas as idades. O exercício de colorir ajuda a mente a relaxar e a dedicar toda a sua atenção a algo tão simples que permite ao consciente desligar da agitação do dia-a-dia e relaxar. De entre os motivos para colorir, há um, muito popular, que se destaca, pelo seu significado espiritual: as Mandalas.

A palavra Mandala deriva do sânscrito e significa círculo. A Mandala representa a ligação entre o Homem e o Universo, o círculo de energia que nos mantém vivos e em paz e equilíbrio.

Numa Mandala vemos um desenho circular, que contém no seu interior variadas formas. No centro existe uma área a partir da qual todo o desenho foi gerado.

Representa a harmonia, e por essa razão é uma figura usada em várias religiões do Mundo – mesmo nas Igrejas católicas a figura do círculo é muito usada nos vitrais. O símbolo chinês do Yin-Yang também é um círculo.

Diz-se que as Mandalas surgiram por volta do século VIII a.C., usadas pelos povos antigos como expressão artística e religiosa.

Ainda hoje são usadas como instrumentos de concentração para atingir estados superiores de meditação, especialmente no Tibete e no Budismo Japonês.
Geralmente, as Mandalas são pintadas e representadas em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Quando a mandala é feita com areia, após algumas cerimónias, a areia é deitada num rio, para que as bênçãos se espalhem.

Cada mandala tem um padrão visual que desperta sensações diferentes dos outros.

Pode adquirir uma Mandala colorida de vidro e pendurá-la numa janela, pois ela irá absorver a energia do Sol e refleti-la amplificando-a dentro de sua casa.

Pode, também, adquirir um livro de mandalas para colorir e pintá-la ao sabor da sua vontade. Através do significado de cada cor, pode enfatizar determinadas áreas na sua vida:

Vermelho - destaca o amor, os relacionamentos, traz paixão ao quotidiano.

Rosa - desenvolve a intuição e a sensibilidade, enfatizando o seu lado feminino.

Azul - aumenta o poder de concentração, ajuda a curar mágoas do passado e a alcançar a paz interior, promovendo a harmonia e o relaxamento.

Amarelo - traz alegria de viver, cura a tristeza, afasta a depressão e a ansiedade, estimulando a criatividade e as aprendizagens.

Verde - representa a cura física e espiritual, estimula o bom funcionamento da mente e de todos os órgãos do corpo, realçando os sentimentos puros e verdadeiros.

Roxo - estimula a espiritualidade e a elevação, permitindo contactar com os Planos Superiores da existência.

Branco - incentiva a clareza mental, a pureza, a limpeza espiritual. Deixe muitas áreas em branco na sua mandala se deseja libertar-se da pressão ou de pesos que carrega consigo.

Preto - confere proteção e reforça o sentido de individualidade. As áreas a preto na Mandala ajudam a definir os nossos próprios limites.

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.