A Quarta-feira de cinzas, que sucede à terça-feira de Carnaval, dá início ao período da Quaresma, uma época muito importante na vida de qualquer Cristão, celebrada desde o século IV. Durante os 40 dias (daí o nome Quaresma) que nos levam à Páscoa, somos convidados a refletir sobre a Fé e sobre o martírio que Jesus Cristo sofreu para nos salvar.
Qualquer pessoa Cristã - crente em Jesus Cristo - sabe que a Quaresma é um período fulcral do calendário religioso. Porque antecede a Páscoa, a celebração litúrgica mais importante, que assinala a morte e Ressurreição de Cristo, a Quaresma é a preparação, introspeção e reflexão sobre o mistério de Jesus e o milagre da Salvação.
Calendário da Quaresma:
- Começa com a Quarta-feira de cinzas, que sucede sempre a Terça-feira de Carnaval.
- Termina na quinta-feira Santa, antes da Sexta-feira Santa, que antecede o Domingo de Páscoa.
O Domingo de Páscoa celebra-se sempre na primeira Lua Cheia que acontece depois do dia 21 de Março (chegada da Primavera). É por essa razão que todos os anos é móvel. A Terça-feira de Carnaval acontece 47 dias antes do Domingo de Páscoa, sendo também sempre móvel.
- O final da Quaresma é assinalado com a Missa da Santa Ceia, ao anoitecer da quinta-feira Santa. Esta missa, também chamada do Lava Pés, dá início ao Tríduo Pascal.
Para que serve a Quaresma?
A Quaresma foi instituída pela Igreja para que os cristãos possam preparar-se para a Páscoa, em tudo o que ela representa: o maior mistério da Fé, a esperança da Ressurreição. Jesus Cristo ressuscitou ao 3º dia, deixando-nos para sempre o seu maior ensinamento: tudo na vida renasce para aqueles que ACREDITAM.
A Quaresma serve, pois, para refletirmos sobre quem somos e compreendermos como podemos ser melhores - e, desse modo, aproximarmo-nos de Cristo.
A cor que lhe está associada é o roxo, que representa a penitência e a conversão. A Quaresma é tempo para reflexão sobre os nossos pecados e arrependimento sincero em relação a eles, para que possamos ser mais dignos do sacrifício que Jesus fez por nós.
O jejum na Quaresma - quando podemos comer carne?
Por ser um período de penitência, a abstinência e o jejum são fundamentais na Quaresma - apenas ao prescindirmos dos nossos prazeres podemos dar realmente valor ao que temos.
Segundo a Igreja Católica, devem jejuar todas as pessoas que tenham entre 18 e 59. Grávidas, pessoas doentes ou que tenham de realizar um trabalho muito exigente nos dias do jejum são dispensados de o fazer.
Fazer jejum significa fazer apenas uma refeição completa nesse dia. Podem tomar-se mais duas pequenas refeições.
A abstinência significa não comer carne, e deve ser feita desde os 14 anos, até ao resto da vida. Exceptuam-se as mulheres grávidas e as pessoas doentes que tiverem mesmo de comer carne.
Segundo o calendário católico, NÃO DEVEMOS COMER CARNE DURANTE AS SEXTAS-FEIRAS DA QUARESMA. Antigamente a carne era um alimento de luxo, mas hoje em dia é relativamente barata e, como tal, além da carne devemos de igual modo privar-nos, nos dias assinalados, de fazer uma alimentação luxuosa ou comer produtos caros, além de bebidas alcoolicas. A essência da Quaresma consiste em fazer uma alimentação simples, pobre, para que possamos experimentar a privação do conforto que hoje tomamos como quotidiano, sem lhe prestarmos o devido agradecimento e sem reconhecermos o seu devido valor.
Calendário do jejum da Quaresma:
- Quarta-feira de Cinzas
- Sexta -feira Santa
são dias obrigatórios de jejum e abstinência (fazer apenas uma refeição completa, simples, sem carne)
- Todas as sextas-feiras da Quaresma são dias de abstinência , isto é, nos quais não podemos comer carne.
O que fazer na Quaresma?
Este é o tempo para estarmos mais próximos de Jesus. De nada serve não comermos carne, se pecarmos sem pensar nas nossas ações e sem arrependimento, se não refletirmos sobre a Fé e sobre o que ela representa dentro de cada um de nós.
A Quaresma é tempo para rezar - conversar com Deus -, para agradecer, para fazer uma caminhada pessoal de introspeção, que nos ajude a melhorar, a ser pessoas mais verdadeiras e mais generosas com os outros.
É tempo de procurarmos ser mais bondosos, dedicando-nos à caridade. Faça pelo menos uma boa ação por dia, todos os dias. Seja misericordioso, perdoe mais, aceite mais.
Além da oração, da reflexão, da caridade e do jejum, encontre o amor de Jesus dentro de si, sinta-o no seu coração e use-o na sua vida, primeiro para consigo próprio, depois para com todos os que o rodeiam, quer lhe sejam próximos, ou quer sejam apenas pessoas que se cruzam consigo na rua.
Siga a mensagem do Papa Francisco:
Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema
|