Rituais

O significado da flor de lótus

Sabia que a flor de lótus é considerada sagrada e que é um dos símbolos mais antigos e com um significado mais profundo no Universo?

Venerada em muitos países, como a Índia, a China, o Japão e o Egipto, simboliza a criação, a fertilidade e, sobretudo, a pureza espiritual.

É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos.

Reza a lenda que, quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os sítios onde ele pisou nasceram flores de lótus.

A flor de Lótus também representa a beleza e o distanciamento, pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem: a sua raíz está na lama, o caule na água e a flor está voltada para o sol.

Na filosofia hindu, ela encerra em si o segredo da beleza interior: "viver no mundo, sem se ligar com aquilo que o rodeia".

Para os hindus, a flor de lótus simboliza o crescimento espiritual – aparece um lótus dourado na mão esquerda de Buda, representando a pureza e o esclarecimento.

Por nascer no lodo dos lagos e das lagoas e chegar à superfície da água como uma flor pura e limpa, que se abre como um sol luminoso, a Flor de Lótus representa a capacidade de evoluir, através da escuridão e das dificuldades, até alcançar a luz do sol e florescer.

Veja também:

 

 

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.