Terapias
O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do elevado valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, e é um alimento com reconhecida ação antibacteriana.Reconhecemos o mel como um alimento viscoso e açucarado, cem por cento natural, produzido pelas abelhas a partir do néctar que recolhem das flores. Armazenado em favos no interior das colmeias, a sua produção ocorre devido às enzimas digestivas das abelhas que, desta forma, o processam. Alimento de reconhecido valor, a sua recolha passou a ser feita com metodologia por forma a não danificar as colmeias e com o auxílio da tecnologia incrementou-se a sua produção. O seu aroma, cor e sabor variam mediante a sua origem floral, característica de cada região. O mel é importante como alimento, para o equilíbrio do organismo, pois contém glicose e frutose que entram diretamente na corrente sanguínea, tornando-o um produto energético. Contém ainda cálcio e fósforo, sódio, potássio, magnésio e ferro. Pode ser utilizado como alimento, adoçante e como medicamento. Adicionar mel à sua alimentação diária vai enriquecer a sua qualidade de vida, pois estimula e aumenta a resistência física; é levemente sedativo, auxiliando a combater insónias; é cicatrizante, antiséptico, digestivo e laxativo ajudando no tratamento de gastrites; expetorante combatendo a tosse, inclusivamente a dos fumadores. Para além de tudo tem ainda um uso externo, acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves, além de hidratar a pele. Curiosidades: Uma colher de sopa de mel corresponde ao valor nutritivo de meia maçã, duas laranjas, dois ovos, um copo de leite, 40 g de queijo fresco, 1 fatia de pão integral, um bife pequeno de carne vermelha ou uma posta de peixe. Contra a tosseO sumo de limão ou chá de casca de limão com mel é excelente para combater a tosse e ajuda a lubrificar a garganta. Deve colocar sumo de 1 limão com 3 colheres de sopa de mel de abelha. Para tosse seca é mesmo funcional. Se apanhou gripe e está muito atacado e cheio de tosse tem também uma receita tradicional e que funciona muito bem. Leve para o quarto uma chávena de leite bem quente com 3 colheres de mel. Beba o leite bem quente e agasalhe-se. Se transpirar mude o pijama.
Para os diabéticos o mel é um alimento melhor do que o açúcar de cana, porque 40% do mel é frutose, o açúcar das frutas, bem menos prejudicial aos diabéticos. Para liquefazer mel cristalizado, mantenha o recipiente sob água corrente quente ou deixe descansar numa panela de água morna até que volte ao estado líquido. Mastigar o favo de mel é excelente para sinusite e rinite.
Colesterol e problemas cardíacosIngredientes Mel q.b. Canela q.b. Faça uma pasta de mel com canela a gosto e coma-a duas a três vezes por semana no pão, ao pequeno almoço. Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos enfartes nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular desse processo diminui a falta de ar e fortalece os batimentos do coração.
Picadas de insetosIngredientes 1 c. (sopa) de mel 2 c. (sopa) de água morna 1 c. (café) de canela em pó
Misture os ingredientes e aplique a pasta obtida sobre a zona da picada. Esfregue com suavidade para ajudar a penetrar na derme. A dor e a comichão desaparecerão em poucos minutos.
Queda de cabeloIngredientes 2 c. (sopa) de azeite 2 c. (sopa) de mel 1 c. (café) de canela em pó Aqueça o azeite (cuidado para não ficar a ferver e provocar queimaduras) e misture com o mel e a canela. Aplique no couro cabeludo antes de o lavar como é hábito e deixe atuar durantes alguns minutos.
|