Terapias

Plantas e frutas que curam

TOMATE

Originário da América do sul, o cultivo e o consumo de tomate estendeu-se ao mundo inteiro e o seu uso não se restringe apenas à culinária. Conheça algumas da propriedades medicinais deste famoso alimento.

O tomate é um fruto do tomateiro e é um alimento extremamente popular e muito versátil, podendo ser encontrado numa variedade de formas, cores e tamanhos. As variedades mais conhecidas são tomates cereja, tomates em cacho, tomates em forma de pêra, tomates amarelos, vermelhos, roxos, laranja e verdes. Foi com os italianos que o tomate ganhou popularidade quando denominaram este fruto de pomo d'oro, que significa maçã dourada, pois as primeiras variedades encontradas em Itália eram amarelas. Os franceses atribuíram-lhe propriedades afrodisíacas e denominaram-no de pomo d'amore – fruto do amor. O tomate contém licopeno, um antioxidante que reduz a formação de coágulos, previne o AVC e o enfarte do miocárdio.

Este fruto ajuda a tratar doenças da próstata e a prevenir o cancro. Também contém melatonina, um neurotransmissor que é produzido naturalmente pelo organismo e que é fundamental para o sono.

Sumo de tomate para ajudar a perder peso

5 tomates

Prepare um sumo com os tomates, usando uma centrifugadora ou um liquidificador. Beba de imediato e de preferência em jejum durante 5 dias seguidos. A este sumo não é necessário acrescentar água nem açúcar.

Remédio caseiro para a prostata

6 tomates maduros

Água q.b.

Faça um sumo com os tomates na centrifugadora ou no liquidificador e acrescente a água. Beba 1 copo por dia.

Sumo de tomate para prevenir o colesterol

4 tomates

3dl de água

1 folha de louro

Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata muito bem até obter uma mistura homogénea.

Beba de imdiato. 

Tomate ao natural BOX: O tomate é rico em potássio, nutriente importante para o bom funcionamento do coração, uma vez que atua na transmissão dos impulsos nervosos cardíacos e no transporte de nutrientes para o interior das células. O tomate deve fazer parte da alimentação.

Os especialistas reomendam o consumo de 3 a 4 unidades de tomate por dia para que a dose diária de licopeno seja reposta. O tomate pode ser usado em saladas, sopas, molhos e sumos.

Tratamento contra as olheiras

Existem duas formas de amenizar as olheiras, usando tomate natural.

Pasta

Misture 2 colheres de sopa de sumo de tomate, 3 colheres de sopa de farinha de grão de bico, 1 colher de sopa de sumo de limão e 1 pitada de açafrão da índia. Aplique na região de baixo dos olhos durante alguns minutos. Lave com água fria até retirar todos os resíduos da pasta.

Tónico para evitar olheiras

Leve ao liquidificador um tomate, três folhas de hortelã, duas colheres de sopa de sumo de limão e uma pitada de sal. Misture muito bem até obter uma mistura homogénea e beba uma vez por dia.

Gargarejo de tomate verde contra as amigdalites

Coloque no liquidificador

2 tomates verdes e 1 copo de água, bata muito bem e faça gargarejos três vezes ao dia. Não beba este preparado.

 

Veja também:

Mezinha caseira para o tratamento da diabetes

Mezinha caseira para ter alegria e motivação

Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera

O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?

O Centro Maria Helena dispõe de consultas de Medicina Natural. Ligue 210 929 000 para mais informações.

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 

 

 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.