Terapias
Para além de muito utilizado na culinária, o louro tem propriedades diversas. Uma infusão das folhas ajuda a combater a dispepsia, falta de apetite e espasmos gastro-intestinais. É calmante para o estômago e tem um efeito tónico, estimulando o apetite e a secreção de sucos digestivos.
Especiaria muito utilizada na culinária, as folhas de louro (Laurus nobilis L.) possuem um odor muito característico e as suas árvores podem chegar a 20 metros de altura. Ricas em vitaminas, as folhas de louro, planta comumente encontrada em jardins e para venda, trazem uma série de benefícios à saúde do corpo, agindo no combate a diversos problemas que enfrentamos no dia a dia. A planta pode ser consumida como chá e, a partir dela, pode ser extraído um óleo consumido em cápsulas. Aperitivo, eupéptico (facilita a digestão) e carminativo (elimina os gases do tubo digestivo). É portanto útil aos inapetentes (que têm fastio) e aos que sofram de digestões difíceis ou pesadas. Suavemente diurético.
Chá de louroIngredientes 1 l de água 20 a 30 g de folhas de louro
Leve a água a ferver e adicione as folhas de louro. Deixe repousar durante cinco minutos, coe e beba. Como estimulante do apetite beba uma chávena meia hora antes das refeições como digestivo beba uma chávena a seguir à refeição.
Óleo de loureiroIngredientes Deixe 30 g de folhas a macerar num litro de azeite durante 10 dias ao sol. Depois basta aplicar na zona dorida.
Bálsamo anti reumáticoIngredientes Bagas de loureiro Água q.b.
Num almofariz esmague um bom punhado de bagas de louro maduras. Levas-as a ferver durante cinco a 10 minutos cobertas com água. Coloque-as num pano fino e esprema bem. Deixe arrefecr o líquido e recolha a gordura que se forma que é excelente como pomada para dores musculares. |
Veja também:
Mezinha caseira para o tratamento da diabetes
Mezinha caseira para ter alegria e motivação
Mezinha caseira para afastar as alergias da Primavera
O que acontece numa consulta de Naturopatia (Medicina Natural)?
Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema