Terapias
Conhecida raiz tuberosa que pode ser utilizada tanto em preparados culinários como medicinais. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
O gengibre é rico em óleo essencial, fenóis, lecitinas, aminoácidos, sendo que os seus efeitos terapêuticos derivam principalmente da sinergia entre os seus constituintes fitoquímicos. Trata-se de uma planta medicinal utilizada para o tratamento e prevenção dos enjoos (antiemético). Utiliza-se nos enjoos por movimento (nas viagens de carro ou barco), das grávidas ou causados pela quimioterapia. O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. É esta substância a responsável pelo sabor picante do gengibre. As propriedades terapêuticas desta raiz devem-se à ação conjunta de várias substâncias, sobretudo as encontradas no óleo essencial do gengibre, rico em componentes medicinais. Composto por vitamina B6 tem também minerais como potássio, magnésio e cobre, o que só não é muito relevante devido ao fato de ser uma especiaria, pelo que bastam pequenas quantidades de gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar. Os benefícios do chá de gengibre ainda incluem a prevenção de alguns tipos de cancro devido à sua ação antioxidante e a ação antisséptica auxilia no combate a doenças. O gengibre é rico em vitamina B6, cobre, magnésio e potássio e melhora a circulação sanguínea, sendo um ótimo aliado em qualquer dieta para emagrecer. O chá de gengibre é bom para a digestão, auxilia no alívio da indigestão, azia e gases intestinais.
Efeitos na peleAs propriedades antioxidantes desta raiz são muito benéficas para a pele ajudando no combate ao envelhecimento, deixando-a mais saudável e com um brilho natural. Os efeitos da acne e a psoríase são, respectivamente, diminuídos e combatidos. Para obter estes bons resultados basta beber as cápsulas ou mesmo o chá, trocando o açúcar por uma colher de chá de mel, pois o sabor é muito picante. As manchas provocadas pela idade são amenizadas com o consumo constante da raiz, assim como a acne que tem a inflamação removida já que o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, eliminando as bactérias com a propriedade antisséptica. Por tudo isto ele é muito utilizado na aromaterapia.
Infusão de gengibreIngredientes 2 cm de gengibre fresco ou 1 c. (de chá) de gengibre em pó 1 litro de água
Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos. A seguir tape o recipiente e deixe amornar, coe e beba o chá como substituto da água várias vezes ao dia.
É aconselhado tomar este chá diariamente e seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios físicos para alcançar resultados progressivos e duradouros O chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para emagrecer pois é um potente diurético e é considerado um alimento termogênico, que aumenta o metabolismo de gordura, fazendo o corpo gastar mais energia mesmo quando está parado.
Chá de gengibre e canela para a tosseIngredientes 5 cm de gengibre 1 pau de canela 1 litro de água
Ferva a água e depois com o lume desligado, acrescente a canela e o gengibre. O chá deve ser coado e não necessita ser adoçado.
O indivíduo com tosse deve beber duas chávenas do chá ao dia. O chá de gengibre e canela tem um sabor muito agradável, podendo ser bebido frio ou quente. É um ótimo refresco para o verão.
Compressa para a artriteIngredientes Várias raízes de gengibre (no caso de não conseguir fresco, pode ser em pó, de 100 a 150 gramas) Três litros de água
Primeiro rale o gengibre e coloque-o num saco de algodão ou numa meia e esprema o sumo para uma panela que deve conter a água quente. Deixe aquecer bem mas sem chegar ao ponto de ebulição. Molhe uma toalha de algodão e escorra bem, para aplicar bem quente na área a tratar. Em seguida coloque uma segunda toalha seca para reduzir a perda de calor. Esta aplicação deve durar uns 3 minutos, para repetir o processo até aos 30 minutos.
Emplastro de gengibre em póIngredientes Pó de gengibre Colher de pau Tigela de vidro Pequenos pedaços de pano ou linho
Faça um emplastro de gengibre em casa misturando o seu pó em água quente. Estes dois ingredientes irão criar uma pasta quando misturados. Utilize uma colher de pau para mexer o pó e a água numa tigela de vidro, pois será necessário aquecer o conteúdo. Adicione cerca de meia chávena de água muito quente à tigela para aquecer o emplastro. Mergulhe os pedaços de pano ou linho na tigela e aplique o emplastro diretamente na área do corpo que está inflamada, massageando em todas as regiões afetadas.
Chá verde com gengibre para queimar caloriasIngredientes 1 a 1/5l água 1 saqueta de chá verde ¼ de gengibre 1 pau de canela
Ferva a água! Após a água ferver, apague o lume e coloque a saqueta de chá verde, o gengibre descascado e laminado ou ralado e o pau de canela! Tape o recipiente e deixe repousar assim, 10 minutos! Depois é só coar e colocar num jarro de plástico, ou deixar arrefecer totalmente e verter para um jarro de vidro!
Xarope contra a tosse secaIngredientes 1 colher de raiz de gengibre fatiada 1 chávena (chá) de água 2 chávenas (chá) de açúcar 1 limão
Ferva a água e acrescente a raiz de gengibre. Deixe abafado por 10 minutos, acrescente o açúcar e o sumo do limão e misture até dissolver. Aconselha-se a que os adultos tomem uma colher de sopa três vezes ao dia. No caso das crianças reduzir a dose para uma colher de chá.
Água com gengibreIngredientes Àgua q.b. 6 rodelas de gengibre ralado
Encha uma garrafa com água e acrescente o gengibre. Deixe macerar e pode ir bebendo. Beber água com gengibre diariamente é um método eficaz de emagrecer. A mistura potente tem efeito diurético e termogénico e ajuda a eliminar a gordura corporal sem muito esforço. Além disso, ela ainda é capaz de reforçar o sistema imunológico e manter longe gripes e constipações.
Como o gengibre é um alimento considerado termogénico, já que, durante a digestão ele faz o organismo gastar maior quantidade de energia, isso acelera o metabolismo, o que contribui sim, para o emagrecimento.
Remédio para a garganta inflamadaIngredientes 1 chávena (chá) de mel 1 c. (chá) de extrato de própolis 1 c. (café) de gengibre em pó
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve a lume brando até a mistura ficar homogénea. Transfira o preparado obtido para um frasco de vidro e mantenha em local fresco e seco.
Gengibre em póCom um sabor mais suave do que o gengibre fresco, este pó é muito usado em confeitarias e padarias para fazer bolos, tortas, pães e biscoitos. Ele também combina bem com frutas e legumes, sendo misturado muitas vezes em temperos. O pó de gengibre pode ser feito em casa, basta retirar a casca e moê-lo inteiro. Se não deseja fazê-lo em casa, é fácil de ser encontrado em lojas naturais em pacotes ou em cápsulas. Vale lembrar que este pó não substitui o próprio gengibre cru em certas receitas.
AdvertênciaO consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas contudo, a sua ingestão por grávidas é controversa. O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tenha hipertiroidismo visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insónia, nervosismo e taquicardia.
|