Terapias

Remédios caseiros contra picadas de insetos

 

 

Verão, calor, praia, campo e insetos, muitos insetos. Próprios desta estação do ano, a verdade é que estes pequenos seres vivos quando picam deixam um verdadeiro incómodo na pele.

 

Nesta época do ano, não são poucas as pessoas que sofrem com a presença dos insetos: irritações na pele, comichão, inchaço e dor são os principais vestígios que mosquitos, abelhas e formigas costumam deixar no organismo – além das noites ao som dos zunidos ao redor da cabeça. A situação fica ainda pior quando as pessoas estão longe dos centros urbanos ou quando as crianças são afetadas. 

Nada de anormal para a época do ano mas pelos incómodos inerentes, deixamos-lhe alguns remédios caseiros que ajudam a aliviar os sintomas das picadas de insetos.

A alergia à picada de inseto gera sintomas como vermelhidão local e intensa comichão. Diante destes sintomas o que se recomenda fazer é passar uma pedrinha de gelo no local afetado porque o frio diminui a coceira e a inflamação.

São sintomas de alergia à picada de inseto:vermelhidão, inchaço da área, comichão intensa, saída de um líquido fluido e transparente pelo local da picada

 

Unguento

Ingredientes

4 gotas de óleo essencial de alfazema

4 gotas de óleo essencial de árvore de chá

2,5 l de água

 

Misture todos os ingredientes. Humedeça uma toalha limpa na solução e aplique sobre a área afetada, deixando agir por aproximadamente 10 minutos. Este procedimento deve ser repetido 2 vezes ao dia.

 

A irritação, ardor e vermelhidão são sintomas que incomodam após uma picada de inseto, porém com o uso desse remédio caseiro e as propriedades calmantes da alfazema, os sintomas serão atenuados. 

 

Casca de banana 

Utilizar a casca da banana como remédio natural contra as picadas de mosquitos é uma alternativa sustentável de aproveitamento em totalidade da fruta. Assim, o resíduo pode substituir com bastante eficiência as pomadas e cremes específicos, basta esfregar a parte interna da casca na área atingida pelos insetos – em alguns minutos, a picada vai desinchar, diminuindo, também, o incómodo. Além disso, a casca de banana é eficiente para estancar sangramentos e ajudar na cicatrização de feridas.

 

Manjericão 

O óleo extraído do manjericão alivia a alergia causada no local das picadas de insetos. Para preparar o remédio natural, basta amassar as folhas até extrair o líquido de cor escura que elas reservam. Isto porque a substância aromática contém cânfora e timol, duas propriedades utilizadas para aliviar a comichão.

 

Mel

Composto por substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, o mel trata o incómodo causado pelas picadas e traz vários benefícios para o corpo. Assim, basta passar um pouco do produto natural na picada para diminuir a irritação. Além disso, a consistência do mel dificulta que as pessoas cocem o local, contribuindo para desinchar a derme mais rápido.

 

Leite e água

Aplicar leite misturado com água nas picadas é uma maneira simples de reduzir não apenas a dor e a comichão, mas também o inchaço e a inflamação que ocorre no local atingido (caso a pessoa não tenha alergia à lactose). O remédio natural é preparado, de preferência, com os dois ingredientes bem gelados, em quantidades iguais. Depois de ficar pronta, a mistura deve ser aplicada na pele com um pedaço de tecido, reduzindo  os incómodos trazidos pelos insetos em pouco tempo. A mistura também pode ser aplicada nas queimaduras causadas pelo sol.

 

Compressa de alfazema

Ingredientes

4 gotas de óleo essencial de alfazema

4 gotas de óleo essencial de árvore de chá

2,5 l de água

 

Para preparar este remédio caseiro basta adicionar os óleos essenciais na água bem gelada e misturar bem. Humedeça uma toalha limpa na solução e aplique sobre a área afetada, deixando-a agir por aproximadamente 10 minutos. Esse procedimento deve ser repetido duas vezes ao dia.

 

A irritação, ardência e vermelhidão são sintomas que incomodam após uma picada de inseto, porém com o uso desse remédio caseiro esses sintomas logo desaparecerão. A alfazema possui propriedades calmantes que diminuem a irritação na área afetada.

 

Amêndoas doces e cravo-da-índia

Ingredientes

10 cravos-da índia

50 ml de óleo de amêndoa doce

1 colher (de sobremesa) de camomila

 

Misture os ingredientes num recipiente com tampa e mantenha-o guardado num local limpo e seco. Depois aplique uma pequena quantidade deste óleo no local da picada do mosquito, fazendo uma suave massagem.

 

O cravo-da-índia possui um efeito bactericida e desinfetante, enquanto a camomila e o óleo de amêndoas doce atuam acalmando o local e amenizando a comichão causada pela picada de mosquito

Além deste remédio caseiro para picada de mosquito, pode-se usar também o óleo de lavanda para aliviar a comichão, esfregando levemente pequenas quantidades do óleo sob o local da picada.

 

Repelente de Insetos

Ingredientes

500 ml de álcool de cereais

10 g de cravo-da-índia

100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer

 

Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por quatro dias. Mexa esta mistura duas vezes por dia, de manhã e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente. 

Pulverize o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas, e reaplique o repelente sempre que praticar desporto, transpirar, ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de quatro horas.

 

Aplicar esta loção nas superfícies que costumam ter formigas também é uma ótima forma de afastá-las. Mas, se as formigas costumam ficar no açúcar, o que se pode fazer é colocar algumas unidades de cravo da índia dentro do açucareiro.O cravo da índia é rico em óleo essencial e em eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas.

 

Repelente para moscas

Ingredientes

1 pacote de cerca de 10 g de cravo-da-índia

1 laranja ou 1 limão

 

Corte a laranja ou o limão no meio e espete os cravos da índia na parte interna da fruta e deixe ao ar livre. Para potencializar este repelente natural, pode espremer-se um pouco a fruta, para que o suco fique mais evidente e tenha maior ação em conjunto com os cravinhos.

 

Óleo de citronela

Outro método que pode ser acrescentado à alimentação é o tratamento tópico com óleo de citronela, por isso, coloque de 6 a 8 gotas do óleo de citronela na água do banho, ou caso queira aplicá-lo diretamente sobre a pele, lembre-se de diluí-lo com óleo de amêndoa, uva ou camomila.

 

Alimentos que ajudam a afastar os insetos

Para tomar o repelente natural basta comer mais alimentos ricos em Vitaminas do complexo B e assim o corpo naturalmente repele os mosquitos evitando as desagradáveis picadas.Fique a saber: 

. vegetais verde-escuros;

•    arroz integral;
•    aveia;
•    amendoim;
•    castanha-do-pará;
•    lêvedo de cerveja;
•    gema de ovo;
•    fígado;
•    cereais integrais.

 

 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.