Terapias

Truques e dicas para resolver quase tudo - remédios caseiros para problemas do dia-a-dia!

Muitas vezes a solução para os percalços do dia-a-dia está mesmo ao pé de nós, com objetos que usamos todos os dias sem imaginarmos que nos disponibilizam mais recursos do que o fim com que habitualmente os utilizamos. Não é preciso ser um MacGyver para resolver questões práticas como encontrar um anel ou uma lente de contacto que se perdeu, recuperar o café que deixou queimar, enfiar a linha na agulha, aliviar uma dor de costas… Objetos e produtos como CDs velhos, collants usados, verniz de unhas ou o sal são verdadeiros super-heróis no nosso dia-a-dia. Reutilizar aquilo que temos ao nosso dispor é uma escolha inteligente para poupar dinheiro, ajudando-nos a viver melhor. Descubra alguns milagres domésticos!

 

Collants – Não esteja com meias-medidas!

- Se perdeu um anel, uma lente de contacto, ou outro objecto de pequenas dimensões, corte uma perna de um collant velho e cubra com ela o tubo do aspirador, ajustando o pé do collant à boca do tubo. Segure com um elástico. Depois só tem de ligar o aspirador e percorrer cuidadosamente os cantos e recantos da casa: dessa forma, os objetos pequenos vão ficar retidos no collant, sendo mais fácil encontrá-los!

- Se tem de fazer uma mala de viagem e não dispõe de muito espaço, enrole com cuidado cada peça de roupa e depois coloque cada "rolo" dentro de "tubos" feitos com collants velhos, cortados à medida.

- Faça saquinhos de pot pourri para perfumar as suas gavetas cortando a parte do pé de um collant. Coloque o pot pourri lá dentro, dê um nó e está pronto!

- Recicle collants velhos usando-os para remover o verniz das unhas, pois substituem o algodão. Só tem de cortar pequenos quadrados e guardá-los para usar sempre que necessário.

- Os collants são, ainda, muito eficazes para puxar o lustro aos sapatos depois de engraxados, deixando-os especialmente brilhantes.

 

CD – Criatividade Doméstica!

- Gosta de usar velas, mas depois tem dificuldade em retirar a cera do castiçal ou do prato? Coloque um CD por baixo da vela, com a parte brilhante virada para cima. Além de criar um belo reflexo visual, não tem de se preocupar em retirar a cera mais tarde. (Se não quiser usar CDs como base de velas, mas estiver com dificuldade para retirar, por exemplo, pingos de cera que caíram na toalha de mesa, amoleça-a com o secador de cabelo e, de seguida, procure absorvê-la com papel absorvente.)

- Use CDs velhos como refletores na entrada da sua garagem, se esta for mal iluminada, ou para decorar a parede, criando motivos alegres e modernos. Pode ainda colar dois CDs um ao outro, com a face brilhante para fora, e atar-lhes um fio. Pendure-os na janela, criando um objeto decorativo original e luminoso.

- Se tem jeito para o bricolage, experimente criar um relógio original. Escreva os números na face brilhante do CD com caneta de acetato e cole o mecanismo de um relógio de parede na parte detrás do CD, afixando os ponteiros pela frente.

 

Verniz de unhas – soluções brilhantes

- Passa muito tempo a tentar enfiar a linha na agulha sempre que tem de coser alguma coisa? Experimente pincelar a ponta com um pingo de verniz transparente. Role a ponta da linha entre os dedos polegar e indicador, até que o verniz endureça. Vai ver como será muito mais fácil!

- Pincele o rebordo do fundo das latas com verniz transparente. Dessa forma acabaram os círculos de ferrugem que por vezes mancham as prateleiras.

- Se usa bijutaria e por vezes faz alergia, pincele o interior de anéis ou brincos com uma camada de verniz transparente e deixe secar. Não sentirá mais incómodo!

- O verniz de unhas é uma excelente solução de emergência para salvar uma meia com uma malha, um forro de nylon que se está a desfiar ou o botão de uma camisa que está a ficar com o fio lasso. 

 

Pó-de-talco – os pós mágicos

- Use pó-de-talco para remover nódoas de sangue da roupa. Prepare uma pasta misturando pó-de-talco e água e aplicando sobre a nódoa. Deixe secar, e então escove bem. Também pode usar farinha de milho ou amido de milho.

- Se o soalho de sua casa costuma ranger, aplique um pouco de pó de talco sobre as tábuas que rangem. Dormirá como um anjo!

- Se tem um atacador, ou um fio ou cordel, cheio de nós, polvilhe-o com pó de talco antes de tentar desatá-lo, e será muito mais fácil.

- Ofereceu um jantar aos seus amigos, divertiram-se muito e… eis que repara naquela enorme mancha de gordura na carpete! Cubra a nódoa com pó-de-talco e espere pelo menos 6 horas. Depois, aspire o pó-de-talco e esfregue suavemente.

 

Cordel – salvos por um fio

- A torneira da cozinha não pára de pingar e não o deixa dormir? Ate um cordel à torneira, de maneira a passar desde o sítio de onde a água escorre até ao ralo do lava-louça. O silêncio reinará!

- Se vai de férias e não quer que as suas plantas morram à sede, mas não tem quem as vá regar, não se preocupe. Coloque uma taça cheia de água ao lado de cada vaso, embeba muito bem um cordel e coloque uma das suas extremidades na taça, e a outra bem enterrada na terra do vaso. A água será puxada pelo cordel e será levada até à planta.

- Para evitar que uma porta se feche completamente, ou que bata com força, prenda um pedaço de cordel grosso que ligue as maçanetas de cada lado da porta!

 

Alimentos especiais:

Sal – o tempero da vida

- Deixou queimar o café? Junte-lhe uma pitada de sal fino e vai ver como nem tudo está perdido!

- Para descascar os ovos cozidos com maior facilidade, junte uma colher de chá à água antes de cozer os ovos!

- Retire facilmente as nódoas de batom que ficam no rebordo dos copos e chávenas, esfregando-as com um punhado de sal, antes de lavar.

- Polvilhe os ténis com sal fino, de vez em quando. Dessa forma, livra-se dos maus cheiros causados pela humidade e pela transpiração.

 

Mostarda – uma emulsão analgésica

- Costuma sentir dores de costas? Experimente preparar um banho de imersão juntando 175 a 250 ml de mostarda à água quente do banho. Deixe-se relaxar na banheira por, pelo menos, 15 minutos. Se não quiser tomar um banho de imersão, peça a alguém que lhe faça uma massagem aplicando mostarda amarela suave. Tenha cuidado, no entanto, para evitar alergias de pele.

- A mostarda é, também, muito útil para aliviar a congestão nasal. Esfregue um pouco de mostarda no peito e, de seguida, embeba um pano em água quente, escorra-o e coloque-o sobre a zona onde aplicou a mostarda.

 

Vinagre – não apanha moscas, mas afasta problemas

Pelo seu forte odor e pela sua composição o vinagre é muito poderoso no que diz respeito a anular maus cheiros, como por exemplo:

- fumo do tabaco – encha dois terços de uma chávena com vinagre de vinho branco ou de sidra e deixe-a durante um dia na divisão onde cheira a tabaco. O cheiro será neutralizado. Para soluções imediatas, humedeça um pano com vinagre e agite-o no ar.

- o cheiro da lancheira – embeba uma fatia de pão de forma em vinagre de vinho branco e coloque-a dentro da lancheira de um dia para o outro. No dia seguinte, cheirará a nova!

- cheiro de comida nas tábuas de cozinha – depois de cada utilização, lave as tábuas de cozinha com vinagre de vinho branco. Para além de ser desinfectante, anula o cheiro que acaba por ficar.

O vinagre é, também, muito eficaz para tirar nódoas difíceis, como por exemplo as nódoas de água que deixam círculos brancos nos móveis de madeira. Misture vinagre e azeite em partes iguais e aplique com um pano macio. Use, depois, outro pano para dar lustro.

 

Dicas de emergência:

- Precisa de colar papel e a cola acabou? Pincele com clara de ovo, eficaz para colar papel ou cartolina fina!

- Chegou a casa com o guarda-chuva a pingar? Forre o fundo do bengaleiro com esponjas de loiça já usadas. Dessa forma, a esponja absorverá a água que escorre dos guarda-chuvas. Quando estiver bom tempo, coloque o bengaleiro na varanda para que a água evapore por completo.

- Se entra em desespero de cada vez que vai usar a fita-cola porque não consegue encontrar a extremidade, cole um clipe na ponta da fita e não voltará a ter esse problema!

- Queimou-se? Dissolva um pouco de bicarbonato de sódio numa tigela com água fria, embeba uma gaze e vá aplicando sobre a queimadura até deixar de doer.

- Use água com gás para tirar nódoas de gordura da roupa. Deite um pouco de água sobre a nódoa e esfregue suavemente. Se for em tapetes, esfregue com mais força.

- Para evitar que os pregos estraguem a parede, cole um pouco de fita adesiva no sítio onde vai colocar o prego.

- Está a cozinhar e, de repente, toca o telefone. Não tem tempo de limpar as mãos… enfie a mão num saco de plástico e atenda naturalmente!

- Precisa de cozer batatas no microondas mas tem pouco tempo? Coloque, de um só lado da batata, quatro palitos espetados. Dessa forma a batata ficará "suspensa em quatro patas", cozendo mais depressa porque fica totalmente exposta às ondas.

- Se já não suporta o cheiro do seu frigorífico, embeba um pedaço de algodão em sumo de limão e deixe-o no frigorífico durante algumas horas. (Atenção, para este truque resultar deite fora tudo aquilo que já não está em condições!)

- Não consegue limpar bem as persianas? Calce uma meia na mão e pulverize-a com spray para limpar o pó. Desta forma, torna-se mais fácil limpar as ripas e não lhe escapa nada.

- Por acidente, a sua filha apareceu com um pedaço de pastilha elástica colado no cabelo? Retire-a utilizando manteiga de amendoim, esfregando com cuidado até sair.

- Está com os pés gelados? Encha uma garrafa de 1,5 l com água quente, descalce os sapatos, sente-se e role a garrafa debaixo dos seus pés. Vão aquecer num instante!

- Se não consegue retirar os restos de cola da etiqueta daquela embalagem que comprou, embeba um pouco de algodão em óleo corporal e esfregue bem. 

Conheça também:

 

 

 

 

 

 

Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
 
 
 
Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.