Astrologia

Vénus direto, Plutão retrógrado: uma semana de fortes emoções

A semana que sucede à Páscoa é rica em intensidade. Além de assinalar dois importantes santos da Igreja Católica (Santo Expedito, no dia 19 de Abril, e São Jorge, no dia 23), e da entrada do Sol no passional signo de Touro, também os movimentos dos astros andam agitados: Vénus entrou em movimento direto no dia 15, Mercúrio retrógrado entra em Carneiro no dia 20, Marte em Gémeos a 21. Com tanta mudança cósmica, o nosso coração aguentará?

Esta semana prometia tranquilidade: afinal, o Sol deixou o agitado signo de Carneiro para entrar no ponderado signo Touro e Vénus, o planeta dos afetos, deixou finalmente o seu movimento retrógrado, tendo entrado em movimento direto no dia 15 de Abril. Mas os movimentos planetários reservam-nos dias agitados: para começar, Touro é um signo de calma aparente. Sob uma aparência pacata esconde-se uma pessoa com uma enorme necessidade de segurança, que o deixa nervoso perante situações novas e agitado quando não detém o controlo total das situações. O Sol de passagem pelo signo Touro deixa-nos, a todos, mais metódicos, mais recetivos e mais sensuais, isto é, mais propensos a saborear os prazeres da vida. Enquanto que o Sol em Carneiro exaltava os ânimos, em Touro detém-nos na apreciação de cada situação, sem pressas. Ainda assim, o Sol em Touro reduz a nossa tolerância em relação a situações que mexam diretamente com aquilo que é o nosso. O sentido de território está exacerbado, fazendo-nos defender avidamente o nosso espaço e o nosso direito à propriedade. A nossa necessidade de segurança aumenta, o que nos confere determinação e resiliência para fazermos face às contrariedades, sem nos deixarmos demover dos nossos intentos. Touro é leal e dedicado a tudo o que lhe é familiar, fazendo-nos dar mais valor a quem temos ao nosso lado, a quem nos apoia em qualquer situação e a quem nos aceita como somos. Da energia dos próximos dias deve aproveitar este sentido de pertença, a dedicação a quem ama e às causas em que acredita, e ter sempre o cuidado de evitar cair em dogmatismos e posturas demasiado inflexíveis.

Mercúrio, o planeta que rege a nossa atividade mental, esteve de passagem pelo signo Touro mas, estando retrógrado, entrou em Carneiro no dia 20 e por lá ficará até ao dia 16 de Maio, embora deixe de estar retrógrado no dia 3. (Os planetas retrógrados movem-se no sentido inverso no Zodíaco, como Mercúrio está retrógrado sai de Touro para entrar em Carneiro). Como consequência, a nossa mente passa a andar mais agitada, as ideias disparam, a ousadia aumenta. Deixamos de nos preocupar tanto com as justificações e as explicações, exigimos atitudes rápidas e resultados imediatos. Mercúrio retrógrado em Carneiro pode também fazer-nos mudar de ideias em relação a um projeto que iniciámos ou a um negócio no qual nos envolvemos. Devemos ter alguma atenção à forma como comunicamos, porque facilmente nos tornamos bruscos, rudes e até agressivos quando os nossos desejos não são satisfeitos. Por outro lado, somos mais espontâneos, o que nos ajuda a abrir o coração e dizer o que nos vai na alma, sendo bastante positivo para a relação com os outros.

Marte, que também estava em Touro e entra esta semana em Gémeos (porque Marte não está retrógrado), deixa-nos com uma maior facilidade de adaptação, destacando a nossa versatilidade e a curiosidade por novos assuntos. Dificulta a nossa capacidade de concentração, é certo, mas em compensação ajuda-nos a alargar os nossos horizontes. Também este planeta nos exige algum cuidado. É que Marte em Gémeos deixa-nos de língua afiada, fazendo-nos sentir um certo prazer no debate verbal, espicaçando a nossa veia mais intriguista e incentivando-nos a dizer o que pensamos, sem pensarmos nas consequências.

Por último, o grande acontecimento astrológico da semana é a retrogradação de Plutão. Ao entrar em movimento retrógrado este planeta, cuja energia é intensa, complexa e pesada, pode despertar os nossos "monstros interiores", revolvendo as nossas entranhas e fazendo voltar à superfície assuntos que haviamos guardado cuidadosamente. Por outro lado, este período é ideal para nos auto-regenerarmos. Fazer uma limpeza interior, compreender o que nos faz perder o controlo e limpar das nossas vidas o que nos deixa impotentes é aconselhado nesta fase, pois Plutão retrógrado enfatiza a nossa capacidade de compreensão sobre nós mesmos. O poder e o uso que fazemos dele estão na ordem do dia, podemos ser postos à prova ou ver-nos confrontados com situações em que precisaremos de abdicar do domínio para obtermos resultados mais satisfatórios. A grande questão que se levanta ao longo desta semana, e que continuará a pairar na nossa mente durante os próximos tempos, é aquela frase-chave:

                                                "É preferível ter razão... ou ser feliz?"

Veja também:

 

 

 

 

 

 


Preencha o formulário e receba a resposta ao seu dilema

 
Voltar

Também poderá gostar de ler

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.